quinta-feira, 6 de maio de 2010

5 coisas que me marcam na pessoa de Jesus


Amor e generosidade - Jesus deu a sua vida por nós. Amou os seus inimigos até ao fim, sem excepções. No auge do seu sofrimento manifestou uma capacidade de perdoar sem limites:" Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem". Jesus é um Amigo leal, generoso, verdadeiro. Ele deu a sua vida pelos seus amigos; que o abandonaram quando Ele mais precisava deles. A capacidade de Jesus para perdoar e amar sem limites é sublime, incomparável. Ele ama-nos incondicionalmente, apesar das nossas falhas, dos nossos defeitos... Ele é a personificação do Amor. O seu mandamento essencial é: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei." (João 15, 17)
Bondade e Compaixão - Há muitas parábolas e atitudes de Jesus que ilustram a sua bondade e compaixão, sobretudo para com os pecadores, os pobres, os oprimidos e marginalizados. Jesus arriscava a sua vida pelas pessoas mais menosprezadas da sociedade em que vivia. (João 8, 3-11) Para Jesus, todos os seres humanos são únicos e preciosos. No seu coração, não há lugar para preconceitos sociais, discriminações raciais. Na parábola do bom samaritano, Jesus revela quem é o nosso próximo e como devemos amar a todos, independentemente da raça, religião, classe social...(Lucas 10, 29-35). Jesus era solidário e compassivo perante o sofrimento humano; curou, alimentou e ressuscitou pessoas. (João 11, 1-44).
Autenticidade e Coerência - Jesus viveu tudo o que ensinou e pregou. Foi fiel à Vontade de Deus, em todas as circunstâncias. Todo o seu Ser estava focalizado num único objectivo. Ele desceu do céu para cumprir um Plano Transcendental e, nada nem ninguém o impediu de cumprir esse Plano divino. Por mais hostil e opressivo que fosse o ambiente, Jesus mantinha-se sereno e tranquilo, e respondia com inteligência, sabedoria e coerência às questões que lhe colocavam. Embora fosse uma pessoa flexível e aberta, Jesus não se deixava moldar pelas circunstâncias, pelas pressões e opiniões desfavoráveis dos seus opositores.
Humildade - Jesus disse que veio para servir e não para ser servido. Em todos os seus gestos, comportamentos e atitudes, Ele foi fiel a este princípio. Teve atitudes de humildade inacreditáveis, que deixaram os seus discípulos perplexos.(João 13, 1-17) Foi humilhado, rejeitado, insultado, abandonado, espancado, mas nunca ripostou, nunca se rebelou.
Sensibilidade e Inteligência - Jesus revela uma inteligência sublime, assombrosa! O psiquiatra Augusto Cury que fora um ateu convicto, estudou durante alguns anos a personalidade de Jesus e rendeu-se à sua inteligência e sabedoria:" Foi um maestro da vida. Transformou as dificuldades e os problemas em ferramentas para afinar os instrumentos da inteligência e da emoção. Regeu a orquestra sinfónica da sabedoria numa terra onde se cantava a música do preconceito e da rigidez." . Este psiquiatra fez um resumo das principais características da personalidade de Jesus; eis algumas delas:
Não gravitava em torno das ofensas e rejeições sociais.
Pensava antes de reagir.
Era convicto no que pensava e gentil na maneira de expor os seus pensamentos
Transferia a responsabilidade de crer nas suas palavras e segui-lo aos próprios ouvintes.
Vivia a arte do perdão. Podia retomar o diálogo a qualquer momento com as pessoas que o frustravam.
Não fugia dos seus sofrimentos, mas enfrentava-os com lucidez e dignidade.
Não reclamava nem murmurava. Supervalorizava o que tinha, e não o que não tinha.
Não gravitava em torno da fama e jamais perdia o contacto com as coisas simples.
Era sociável, agradável, relaxante. Estar ao seu lado era uma aventura contagiante e estimulante.
Não esperava muito das pessoas que o rodeavam, nem das mais íntimas, embora se doasse intensamente por elas.
Tinha enorme paciência para ensinar e não vivia em função dos erros dos seus discípulos.
Nunca desistia de ninguém, embora as pessoas pudessem desistir dele.
Tinha enorme capacidade para encorajá-las, ainda que fosse com um olhar.
Usava os seus erros como adubo da maturidade, e não como objecto de punição.
Sabia estimular as suas inteligências e conduzi-las a pensar em outras possibilidades.

Paulo Costa do blog Conhecer e seguir a Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário