sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RECIFE

Parque da Jaqueira

Parque da Jaqueira

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

Em 1972, na antiga Estação Central, hoje Metrô do Recife - METROREC - foi criado o Museu do Trem. Ali, o visitante pode apreciar o acervo iconográfico dos trens que circulavam por vários Estados do Nordeste do Brasil. O Museu do Trem funciona na antiga Estação Central, na Praça Visconde de Mauá, s/n, no bairro de São José, na cidade do Recife.

Cruz do Patrão

Cruz do Patrão

A Cruz do Patrão, construída no istmo que liga o Recife à Olinda, está localizada ao norte do Forte do Brum a ao sul da Fortaleza do Buraco, edificada pelos holandeses no século XVII e já desaparecida. Trata-se de uma pesada e alta coluna dórica, feita de alvenaria, com seis metros de altura e dois de diâmetro, tendo em cima um cruz de pedra. Segundo a tradição, o local é tido como mal-assombrado, porque era onde se enterravam escravos que morriam ao chegar da África.

BANDEIRA DO RECIFE

Bandeira do Recife

clique para ampliar

Através da Lei 11.210, de 15 de dezembro de 1973, a municipalidade recifense instituiu uma bandeira para a cidade, composta de símbolos que se referem a fatos memoráveis da história do Recife.

A bandeira do Recife é retangular e tem por base três colunas verticais, sendo que as laterais são em azul e a central em branco, reportando às cores da bandeira do Estado de Pernambuco, do céu brasileiro e da paz. A força e a fé, ideais almejados pelo ser humano, são representados pela frase em latim Virtus et Fides.

Símbolos de fé, força e esperança completam o visual da bandeira do Recife. São eles: a cruz, representando a colonização portuguesa, que trouxe o cristianismo para o Brasil; o leão neerlandês coroado, em amarelo, remetendo ao escudo de armas de Maurício de Nassau e ao Leão do Norte, apelido adquirido por Pernambuco pelo seu potencial histórico de lutas e, por fim, o sol e a estrela, ambos em amarelo, aludindo ao nosso astro maior e à representação da república brasileira, considerada originária das terras pernambucanas, através do movimento de 1817.

BRASÃO DO RECIFE

Brasão do Recife

clique para ampliar

BRASÃO DO RECIFE

Letra: Manoel Arão

Música: Nelson Ferreira

-1-Mauricéia, um clarão de vitóriaA visão de tua alma produz,Toda vez que dos cimos da história

Se desenha o teu nome de luz

CoroTecida de claridade Recife sonha ao luarLendária e heróica cidade,

Plantada à beira do mar.

-2-Mauricéia, um fulgor vive agoraQue da Pátria foi belo fanalDezessete! que data e que aurora

Coroando a cidade imortal

Tecida de claridade Recife sonha ao luarLendária e heróica cidade,

Plantada à beira do mar.

-3-E depois, com suprema ousadia,Uma voz se exalçou senhorilVinte e quatro! É daqui que irradia

Nova luz para o céu do Brasil!

Tecida de claridade Recife sonha ao luarLendária e heróica cidade,

Plantada à beira do mar.

A música é também fator de união. Mais uma vez, o Recife invoca o heroísmo de sua gente, através dos defensores dos ideais de liberdade característicos do século XIX no mundo ocidental. O Hino da Cidade do Recife foi oficializado a 10 de junho de 1924 pelo Prefeito Antônio de Góis Cavalcanti.

Fonte: www.recife.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário