terça-feira, 4 de outubro de 2011

O PODER DA ORAÇÃO E A RESPOSTA DIVINA


Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Daniel 10.12



Daniel foi estadista do maior império da sua época. Por diversas vezes foi honrado e engrandecido nos impérios babilônicos e medo-persa. Além de tudo foi um dos profetas mais poderosos que Deus já usou em toda a história. Entretanto, o sucesso do profeta Daniel residia em três pilares:

1º Uma vida no altar de Deus.

Na escola da vida, Deus é o único professor à procura de bons alunos.
a. Ele era diferente: Daniel entrou na Babilônia, mas a Babilônia não entrou nele. Estava na Babilônia, mas não era da Babilônia. Não se deixou influenciar pelo ambiente de pecado e idolatria. Mesmo distante da sua terra e do seu ambiente familiar ele conservou uma vida de santidade a Deus. Deus provas disto quando rejeitou o manjar do rei, ariscando sua própria vida para agradar a Deus. A faculdade babilônica visiva moldar o físico de Daniel através da alimentação, a mente através das ciências e cultura secular, e o espírito através da enorme pressão que sofria para adorar aos deuses locais.

Mas, nada disso adiantou. Daniel rejeitou a comida, purificou o corpo. Aprendeu todas as ciências e cultura daqueles povos, mas confiava sempre na sabedoria que vinha de cima. E, por fim vemos ele sendo jogado numa cova cheia de leões por que também não quis adorar a outro deus, senão o Senhor Jeová. Daniel é um exemplo no velho testamento do que Paulo nos recomenda:

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

A Igreja perde sua identidade quando tenta imitar o mundo. Não é a igreja que tem que imitar o mundo, é o mundo que precisa imitar a igreja. Seja nos padrões, no exemplo, na verdade, na fé, na justiça. A igreja é o baluarte da verdade neste mundo. Se nós formos igual a eles, como eles nos darão crédito? A igreja é o baluarte da verdade.

b. Ele era ousado em fé: Disse não ao manjar do rei para não desagradar ao seu Deus. Quantos estão dispostos a perder alguma coisa pela sua fé? Enquanto a igreja brasileira cresce em quantidade ela perde em qualidade. Mas, glorifico a Deus, por que em países como China, Irã e outros no Oriente, a igreja cresce em número e em qualidade debaixo de uma forte perseguição. E eles muitas vezes dão as suas vidas para não negarem ao Senhor. Este é o exemplo de cristianismo que precisamos hoje. E não o cristianismo brasileiro de venha como está e fique como está. Na igreja verdadeira se prega: Venha como está e Jesus não vai deixar continuar como está! Tem que haver mudança, compromisso, renúncia. E, para renunciar tem haver ousadia em fé.

c. Ele não tinha brechas: Os inimigos de Daniel não conseguiram nenhum argumento para acusar a Daniel. Vida abençoada não é a mesma coisa de santidade, mas santidade é a mesma coisa de vida abençoada. Será que os políticos evangélicos podem se enquadrar aqui? Pelo contrário, a maioria está envolvida em escândalos e dão motivos para os ímpios falarem mal da igreja. O cristão pode ter fama, dinheiro e sucesso, mas isso não demonstra seu grau de santidade. Nem pobreza também mostra o grau de humildade e santidade. Ser santo é ter caráter. E caráter só se conhece no convívio íntimo e não nas aparições públicas. Oh Deus! Ensina-nos a fechar as nossas brechas, a fim de que nossos inimigos não tenham armas para nos destruir!


2º A oração

O que é a oração?

A oração é o encontro da sede do homem com a sede de Deus. Quando o crente tem sede de Deus, ele vai até as fontes límpidas da oração. E, o próprio Deus tem sede de ser buscado. Em Jeremias 29:13 diz o Senhor: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.Aquele que tem sede Deus declara como o salmista: Salmos 5.3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

"A oração é um instrumento poderoso não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra."

Na oração de Ana não havia palavras, mas "na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração."

O Poder da Oração:
Moisés orou e Deus perdoou o povo.
Josué orou o Sol parou e ele venceu.
Sansão orou e Deus lhe devolveu a força.
Samuel orou e Deus derrotou os filisteus diante dos seus olhos.
Elias orou e caiu fogo do céu. Orou outra vez e a chuva desceu.
Eliseu orou e Deus ressuscitou o filho da viúva.
Ezequias orou e Deus lhe deu quinze anos de vida.
Zacarias ourou e o anjo apareceu dizendo: não temas!
Jesus orou e venceu!
A igreja orou e Deus libertou Pedro da prisão.
Pedro orou e Dorcas ressuscitou.
Paulo e Silas oravam e Deus mandou um terremoto as portas se abriram.
A oração tem o poder de trazer as coisas do mundo invisível para a realidade.

3º Pilar: Daniel era Perseverante.

Ele não parou de orar mesmo quando não havia resposta. Vinte e um dias orou sem receber resposta. Não sabia ele que sua oração sacudiu o inferno, e fez com que houvesse batalha nos céus por sua causa. Príncipes do bem e do mal se confrontavam enquanto ele orava. Quando o diabo ver o crente buscando com perseverança em oração, ele arregimenta todas as forças bélicas do inferno para impedir com ele receba poder, por que sabe que é com este poder que ele, o diabo, será derrotado!

Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. Não basta apenas orar. Temos que perseverar em oração; pois, a resposta está à caminho, Deus nunca deixou de responder a oração do seu povo.

A resposta é garantida por aquele que nunca deixou de cumprir com o que fala:

Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 2 Crônicas 7:15

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. Marcos 11:24

Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Salmos 102:17

A ele seja toda a glória!

Pr. Flávio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário