quarta-feira, 10 de março de 2010

PARA SER UM ESCRITOR




Escrever com precisão,
fazer um texto bonito
é tirar sangue de pedra,
rimar boi com periquito,
matar um leão por dia
catar piolho da tia,
tirar leite de cabrito

Vai garimpando palavras
como quem busca tesouro,
lá no meio do pedregulho
achar pepitas de ouro
e enquanto rabisca o texto
é só encontrar um pretexto
prá logo cair no choro

Porque escrever é magia
de quem nasceu com talento,
de umas poucas palavras
edifica um monumento,
descreve briga de galo,
mata a cobra e mostra o talo
cavalgando num jumento

Tem muita gente com medo
de empunhar a caneta,
foge dela assustada
como se fosse o capeta,
temendo que ela queime
se um dia ele teime
em escrever uma letra

Um candidato a escritor
precisa se exercitar
lendo um bocado de livros,
escrever muito sem parar,
vivend'o imaginário
de olho no dicionário,
na fantasia viajar

Para ser um beletrista
paladino da cultura,
intelectual famoso
de saber e formosura
precisa de dedicação,
ter pronto um livro na mão
com a sua assinatura

Francisco Gonçalves de Oliveira

Um comentário:

  1. Amigo Israel.

    Bem que eu gostaria que esse texto fosse meu, mas é do cordelista Gilbamar de Oliveira Bezerra.
    É que quando estou com preguiça de escrever, saio visitando blogs à procura de textos interessantes para publicar em meu blog. Como também sou autor, faço questão de divulgar o nome do autor, sempre que posso. Esse poema eu publiquei apenas o blog, e o código do poema.
    Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir