terça-feira, 23 de março de 2010

VÁRZEA ALEGRE




Várzea Alegre goza a felicidade de ser umas das cidades da região, que tem melhores sítios, não consigo viver longe de um. Que saudade das Gamelas, Socorro, São Vicente, Atoleiro, Boa vista, Umari dos Trindades, São Cosme, Cajazeira dos Costas, Fortuna, Bebedouro, Forquilha, Serraria e o Guarani do meu amigo Zeli Frutuoso e muitos outros sítios. Nestes sítios eu reponho as minhas energias, para enfrentar as lutas da vida. E é lá que sai as nossas riquezas alimentícias, onde o camponês de mãos fortes e calejadas com o seu suor, vai produzindo a riqueza de nossa terra. Como é bom se banhar nos açudes, riachos, ribeirões, cachoeiras e ao anoitecer em que podemos ver todo o céu salpicados de estrelas.
É no sítio que eu encontro a paz, nos cantos dos pássaros, no silêncio das campinas e no mais puro alvorecer. Como diz o belo poema de Gonçalves Dias: “minha terra tem palmeiras, onde canta o sábia, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam com as de lá.” E eu parodio dizendo: “minha terra tem arroz, para nos alimentar, os arrozes que aqui nos alimentam, não alimentam como os de lá.” Os arrozes de nossos sítios é claro! Isto como exaltação a nossa terra que já foi cognominada de “terra do arroz” por ter sido muito tempo campeã na colheita de arroz em todo Ceará.
Tudo isto se deve aos seus baixios e as terras férteis de nossos sítios, por isto eu exalto o sertão, que é lá que está a maior riqueza da nação, a fonte matriz de toda alimentação do país. Parabéns camponeses são vocês os verdadeiros heróis desse nosso Brasil.

Israel Batista

Um comentário: