quarta-feira, 10 de março de 2010

QUARTA SÉRIE, UMA CLASSE COM CLASSE.



A quarta série tinha de tudo que você pudesse imaginar, negro, branco, sardento, loiro, estudioso, os que não queria nada, nota dez e quase nota zero. Mas havia as desavenças, mas eram amigos, prova essa que ainda hoje recordam e se cumprimentam ao se encontrarem.
Dessa turma muito pouco venceram na vida, mas todos adquiriram uma forma de ganhar o sustento pra si e sua família. Dessa turma há dona de casa, montador de móveis, advogado, sargento da aeronáutica, roceiro, comerciante, escritor, motorista, etc. cada qual buscou uma forma de ganhar a vida, mas os estudos foram importantes para que hoje eles pudessem ser pelo menos alguém na vida, se não conseguiram terminar, mas pelo menos sabem ler e escrever, já que uma pessoa analfabeta é uma pessoa cega pra vida, e todos daquele tempo, dessa classe da escola presidente Castelo Branco buscaram êxito obter, para que hoje não fosse um inútil. Por isso eu disse e repito que foi uma classe com classe, apesar de que nós éramos muitos banguceiros, mas era uma bagunça sadia que só prejudicava a nós mesmo, que com certeza estava deixando de aprender as matérias pro futuro desenvolver no nosso dia a dia.
Uma classe com quarenta e seis alunos, quantas personalidade juntas, quantas idéias diferentes conviviam numa única sala! Tinha um que era enjoado, não suportava brincadeiras, tinha aquele chato, que ninguém suportava sua pessoa, tinha o encrenqueiro, que tudo pra ele era motivo pra confusão. Tinha o que achava bom fazer palhaçada, mas tinha em minoria aqueles inteligentes, que buscavam estudar, e notas boas sempre obtiveram. Que eu destaco Luiz José que foi aluno estrela, uma luz brilhando numa classe onde a escuridão de quem não quer se destacar na escola era maioria.
O tempo passou, e com ele a separação foi inevitável, em cada parte do país há um, lutando por sua sobrevivência, para vencer, sustentar a si e ao seu próximo. Mas sempre com saudades da terrinha e da sua infância querida que não volta mais, mas que é motivos de diálogos e recordações desse tempo fagueiro que não voltaram jamais. Isso é que muitos lamentam, é que sua infância e adolescência não voltem. A sorte é que existe a memória que nos deixa guardado no subconsciente, a gente não consegue esquecer, quando esquecemos de algo vem outro e nos lembra de um detalhe. Por isto passo para o papel, alguns detalhes para que jamais venha a morrer esses momentos gloriosos de nossas infâncias únicas.

*homenagem a turma da minha quarta série de 1986, na escola presidente castelo branco, este texto

Um comentário:

  1. Ainda hoje sinto muita saudade da minha turma de colégio. Tenho um carinho especial por cada um. Tempos bons!!!

    ResponderExcluir