segunda-feira, 22 de março de 2010

Curiosidades sobre a Harpa Cristã



• A primeira versão conhecida com letra e musica da Harpa Cristã data de 1.929 com originais manuscritos e copiada em processo mimeográfico.
• Em 1.941 teve sua primeira edição impressa.
• Em Janeiro de 1.999 a CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus) publicou a Harpa Cristã, Revisada e Ampliada com 640 hinos.
• Em alguns hinos da harpa podemos perceber que, no lugar do nome do autor da letra, ***. O que quer dizer isto? Algumas pessoas afirmam era porque uma pessoa cantou em misterio e outra interpretava a lingua, outras dizem que são hinos de autoria do Espírito Santo. Na verdade todos os hinos da Harpa Cristã são inspirados pelo Espírito Santo. Quando um hino tiver como autor *** significa: “AUTOR DESCONHECIDO” .
• Grande parte dos Hinos da Harpa foram escritas por Paulo Leivas Macalão? alguns hinos como: 61,62,76,73,75,77,78 e muitos outros.
Paulo, viveu na epoca de Daniel Berg e Gunner Vigren , foi missionário, pastor e um dos fundadores da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil em 1930. No dia da sua morte, 2 000 pessoas estavam presentes no Cemitério de Edson Passos, no Rio de Janeiro.O pastor José Pimentel de Carvalho – que presidia a cerimônia, pediu para que todos presentes olhassem para o céu, pois um fenômeno totalmente atípico marcava aquele momento – um círculo nas cores do arco-íris, envolveu o Sol, como se fosse uma coroa – e toda a multidão ao ouvir o Pr. Pimentel dizer: “Deus está nos mostrando, aqui em baixo, que um grande herói da fé, no Brasil, está sendo recebido lá em cima” – comoveu-se e um grande mover do Espírito ocorreu entre o povo, de tal forma que irmãos foram renovados, outros batizados no Espirito Santo e toda a multidão em alta voz, louvou ao Senhor, num autêntico culto pentecostal, enquanto o coral e orquestra Getsemâni da Igreja de Madureira, entoava o hino ” Porque ELE vive, posso crer no amanhã” – foi um dia memorável.
• Alguns hinos da Harpa Cristã constam o nome do tradutor da letra para o portugês e não do compositor da letra.

do blog turma da bléia

Um comentário:

  1. e o pstor JOTINHA que tambem foi cmpositor da harpa crista porque nao aparece?

    ResponderExcluir