terça-feira, 21 de setembro de 2010

dicas para dona de casa



vidaHá pequenos problemas que até nem parecem nada, mas que podem tornar a vida num autêntico inferno. Aprenda algumas dicas que a ajudam a livrar-se deles.
Se os filhos são uma inesgotável fonte de alegrias, a verdade é que há momentos em que parece que ninguém consegue "aturá-los". Nem mesmo a Mãe. Há aqueles dias de chuva, cinzentões, frios, em que não pode levá-los a passear. Mas também não sabe muito bem o que fazer para os manter menos irrequietos. Nestas alturas, lembre-se que há idades em que praticamente tudo pode transformar-se em brinquedo. É o caso daquelas embalagens de plástico que ía deitar fora. Não faça isso: limpe-as, desinfecte-as... vai ver que são um óptimo divertimento.


Se o armário do seu filho tem o espaço mal aproveitado em relação ao pequeno tamanho da sua roupa, experimente instalar divisórias amovíveis ou um segundo varão. Assim, rentabiliza o espaço e quando as roupas deles forem maiores, pode sempre retirá-los e Ter de volta o espaço anterior.


E já que falamos em "aproveitar", em "rentabilizar", que tal deixar de gastar dinheiro em sacos para o lixo? Os do supermercado são uma boa solução... não acha?


E aquelas fronhas velhas de almofadas já com longa vida, que fazer para as tornar mais bonitas? Tente decorá-las com atacadores compridos. Faça laços, crie formas originais. Vai ver como ficam diferentes.


Sabia, por exemplo, que o cartão é o "melhor amigo" da dona de casa em muitas situações? Pois é... não há melhor para restaurar molduras antigas. É simples: corte um pedaço de cartão do tamanho da moldura. Depois, faça o mesmo com o centro. Forre a moldura com um material bem bonito. Agora, só tem que colocar a foto.


Para cozer remendos em peças de vestuário, recorra novamente ao cartão. Garante que só cose um dos lados e não apanha o outro por acidente.


Se o problema são nódoas complicadas, de gordura em tecidos delicados, utilize detergentes líquidos, próprios para estas situações. A nódoa sai e o tecido continua bonito.


Bonita a roupa, sim, mas também a casa. Se precisa de voltar a pintá-la, não se esqueça das velhas latas de tinta e dos pincéis que sobraram da última "redecoração". Tudo isto pode ser "ressuscitado". Como? Fique a saber que o petróleo nas bordas da lata antes de fechar a tampa facilita a reabertura no futuro. Quanto aos pincéis, basta dar-lhes um banho de vinagre e ficarão como novos.


Antes de começar a pintar, tome providências para evitar que um intenso cheiro a tinta não a deixe dormir durante uns dias valentes. O velho truque da cebola às rodelas numa bacia com água pode ser velho, mas continua a resultar. Não a retire da divisão que pintou, durante uns dias.


Para pintar rodapés sem sujar as carpetes ou as alcatifas, proteja os rebordos com fita adesiva bem larga. Na pintura das janelas, recomenda-se a passagem de um pano humedecido em terebentina pelos vidros. É remédio santo para qualquer pingo de tinta que resolva "aterrar" no vidro: não ficará lá por muito tempo.


Se em vez da tinta, o papel de parede é a sua escolha, mas já está velho e tem que ser substituído, então lembre-se que, para retirá-lo, deve, antes de mais, humedecer as paredes com água tépida, através de um borrifador. O papel sairá sem complicações.


Para colocar o papel novo, junte à cola um pouco mais de água do que a quantidade indicada nas instruções. Mas não abuse. Para aplicá-lo, faço-o com um rolo de tinta. O papel ficará esticado, sem rugas ou bolhas.


Agora que a sala está outra e que até tem cortinados novos, você acaba de reparar que o candeeiro não tem nada a ver com o resto. Não o deite fora. Não vá a correr comprar outro. Experimente forrá-lo com o tecido que sobrou dos cortinados.


Da sala para a casa-de-banho, não há dona-de-casa que se preze que não tente todos os truques e dicas, para a manter a brilhar. Comece pelas torneiras: utilize amoníaco e um pano macio para eliminar manchas de sabão e água que ficam no cromado. Vinagre a ferver aplicado directamente sobre as manchas na banheira, é uma boa solução para ela voltar a ser branquinha e brilhante como dantes.


O embaciamento do espelho pode ser evitado se passar de vez em quando com um pouco de sabão pela sua superfície.


Os utensílios de cozinha e os electrodomésticos pode transformar-se noutro verdadeiro quebra-cabeças. O micro-ondas, uma "modernice" quase indispensável em qualquer cozinha actual, pode ser limpo com água fervida no próprio forno. O vapor fará com que os resíduos de gordura fiquem moles, sendo mais facilmente retirados.


Evite cheiros desagradáveis no frigorífico limpando o seu interior com um pano humedecido numa gota de essência de baunilha.


Bicarbonato de sódio é uma boa solução para ter sempre os utensílios de aço impecáveis

por DÉBORA CRISTINA!!!!! DE BEM COM A VIDA""!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário