quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Comentários que ferem


Provérbios 12:17-22

Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina. —Provérbios 12:18

Cântico dos Cânticos 1–3
Gálatas 2

O escritor de Provérbios descreve uma pessoa tola como alguém “cuja tagarelice é como pontas de espada” (12:18). Nossas línguas podem ser como lâminas afiadas quando se referem às maneiras como ferimos e destruímos uns aos outros.

Atitudes prejudiciais como ira, irritação, frustração, e impaciência — até mesmo desapontamentos, estresse, culpa e insegurança contribuem para nossa linguagem infrutífera. E quando ferimos com nossas palavras, machucamos e separamos amizades e relacionamentos. Não é de admirar que a lista de sete coisas infames que aborrecem ao Senhor, inclui também qualquer um que “semeia contendas entre os irmãos” (Provérbios 6:16-19).

Como ficarmos fora dessa lista? Para começar, precisamos cuidar do que falamos. Fofocas e calúnias estão fora, e palavras que ferem em vez de curar não são bem-vindas. Ostentação, mentira, e todas as outras maneiras como usamos palavras para ferir e dividir, também não devem fazer parte de nosso vocabulário. Em seu lugar, palavras que demonstram o amor e o poder curador do perdão, da misericórdia e da verdade devem dominar nossas palavras e relacionamentos. Afinal, onde estaríamos se Jesus não tivesse falado palavras de perdão, amor e graça para nós?

Portanto, guarde a “faca” e use suas palavras para ajudar e curar.

Nossas palavras têm o poder de construir ou destruir.
23 de setembro de 2010

Joe Stowell

publicado no devocionário nosso andar diário 3 trimestre de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário