segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ser hospitaleiro



Romanos 12:3-13

Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. —1 Pedro 4:9

Isaías 3–4
Gálatas 6

No Novo Testamento, a hospitalidade é a marca registrada da vida cristã. Está na lista das características dos líderes da igreja (1 Timóteo 3:2; Tito 1:8) e está ordenado a todos os seguidores de Jesus como uma expressão de amor (Romanos 12:13; 1 Pedro 4:9). Mas seu significado vai além de ser um bondoso anfitrião ou abrir nossos lares para convidados.

A palavra “hospitalidade” no grego significa “amor pelos estranhos”. Quando Paulo fala sobre “praticai a hospitalidade” (Romanos 12:13), ele está nos convocando a buscar relacionamentos com pessoas que estão em necessidade, e esta não é uma tarefa fácil.

O escritor Henri Nouwen compara estas palavras à maneira de alcançarmos aqueles que encontramos em nossa caminhada pela vida — que possam estar afastados de sua cultura, país, amigos, família, ou até mesmo de Deus. Nouwen escreve: “Hospitalidade, portanto, significa primeiramente a criação de um espaço livre onde o estranho possa entrar e tornar-se um amigo, em vez de inimigo. Hospitalidade não é para mudar pessoas, mas para oferecer-lhes espaço onde mudanças possam acontecer.

Se habitamos numa casa, num dormitório em uma universidade, numa cela de prisão, ou num alojamento militar, podemos acolher os outros como uma maneira de demonstrar nosso amor por eles e por Cristo. Hospitalidade é dar espaço para as pessoas que têm necessidades.

A hospitalidade pode preencher o vazio de um coração solitário
27 de setembro de 2010

David C. McCasland

publicado no devocionário nosso andar diário 3º trimestre de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário