quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Entrevista Com A Cantora Mara Dalila,Um Dos Maiores Nome Da Música Evangélica Nas Décadas de 70/80



Mara Dalila,Marcou mais de duas décadas com sua presença e seus lindos louvores,a vida do povo de Deus,foram dezenas de Discos e Centenas de Lindas Canções..sua voz meiga e terna nos levava as régias mansões celestiais..quem nos dera,se um dia ela pudesse nos trazer um novo trabalho!!!
Mara Dalila,Fez parte de cast de cantores seletivos das maiores e melhores gravadoras da época de seu ministério atuante,tais como; Bandeira Branca,Doce Harmonia,California,Louvores do Coração,Bom Pastor,Rde, e muitas outras.

Dona de uma das mais belas vozes da música evangélica em seu tempo, de estilo simples e jeito gracioso, já cantou para multidões de adoradores no Brasil inteiro. Sucesso da música cristã nas décadas de 70 e 80, Mara Dalila começou sua carreira na música bem jovem, e também precocemente deixou de gravar. Nos últimos dias, a gaúcha Mara, hoje residente na cidade de Volta Redonda (RJ), recebeu o gerente da gravadora Patmos Music, o selo fonográfico da editora CPAD, Gesiel Damasceno, e a equipe de jornalismo da CPAD, para uma entrevista exclusiva a edição especial da revista Patmos Music, contando detalhes sobre sua infância, a chamada para música, e o porquê de ter deixado de gravar tão precocemente.
Revista Patmos Music (RPM): Onde nasceu e como foi sua infância?
Mara Dalila: Nasci em 14 de fevereiro de 62, num lar cristão na cidade de Porto Alegre (RS), meus pais os Assembleianos José Bernardes, de saudosa memória e minha mãe Lourdes Bernardes, que hoje, mora comigo em Volta Redonda (RJ). Eles sempre procuraram ensinar, a mim e a meu irmão, as Sagradas Escrituras e as bênçãos do Senhor, nela contida.
(RPM): Mara Dalila é seu nome ou pseudônimo?
Mara Dalila: Meu nome é Mara Dalila Bernardes Brizola. A princípio o nome Mara, já estava definido, porém o segundo nome seria Rúbia, só que o nome de minha avó paterna chamava-se Dalila, e meus pais resolveram homenageá-la, daí ficou Mara Dalila.

(RPM): Como foi que aconteceu sua chamada para cantar?
Mara Dalila: Quando eu tinha uns três anos e meio, estávamos orando em família, tivemos uma profecia onde se dizia que uma pessoa de nosso meio iria exercer o ministério para louvar ao Senhor, e isso a levaria pelo Brasil e pelo mundo, a partir daí, minha mãe e minha tia também cantora Sara Araújo, começaram a me ensinar. Elas ensaiavam comigo e percebiam ao longo dos ensaios que eu absorvia tudo muito rapidamente. Quando completei quatro anos participei de um festival da cidade e ganhei (até hoje tenho a fita cassete), minha primeira gravação (que ao contrário que as pessoas pensam não foi com 7 anos, e sim com quatro anos e meio), embora tenha demorado bastante para sair o disco por causa da burocracia da época. Estudei até a 6ª série do hoje ensino fundamental, pelo fato de que os convites eram muitos, para cantar ao Senhor por todo o Brasil. Levando em consideração de que tudo isso era feito de ônibus, abri mão de continuar a estudar. Hoje, brinco com alguns cantores evangélicos de que fui uma das pessoas que abriu caminho para música cristã com muita dificuldade (abri com o facão mesmo).

(RPM): Como foi o início de sua trajetória?
Mara Dalila: Quando comecei a cantar eu formava dupla com meu irmão (José Carlos), quando eu tinha uns 11 anos, meu irmão decidiu que não iria mais cantar, tive que seguir nessa caminhada, sempre na companhia de minha querida mãe. Anos mais tarde, meu irmão voltou a gravar. A maioria de nossas músicas eram composições de minha mãe e de minha tia Sara Araújo, muitas vezes, nós viajávamos juntos todos os quatro para cantar.
Meus maiores incentivadores foram meus pais, verdadeiros obreiros do Senhor, me orgulhava ao vê-los no serviço cristão, a sensação que tinha era de que aquilo era realmente obra de Deus, então para mim as coisas também ficavam muito claras, minha vontade também era de servir a Deus, não havia nenhum tipo de remuneração, tudo aquilo era pelo Amor. Deferente de hoje!

(RPM): Como você se tornou tão conhecida morando fora desse eixo da música: Rio/São Paulo?
Mara Dalila: Quando participei do programa “Peça seu hino” do Josias Menezes, na rádio Copacabana, tinha sete anos, nessa época, ainda morava em Porto Alegre, e vinha até o Rio de Janeiro, para gravar o programa, líder audiência, depois, muitas pessoas ligavam fazendo convites para cantarmos em suas igrejas ou em seus congressos.

(RPM): E as caravanas?
Mara Dalila: A mais famosa na época era sem dúvida a caravana de Josias Menezes, participei também de algumas com os pastores Hidekazu Takayama,Oriel de Jesus, e tantos outros. As caravanas também conhecidas como campanhas tinham uma conotação evangelística.

(RPM): E quanto a sua família e os lugares onde morou?
Mara Dalila: Nasci em Porto Alegre (RS), quando já era adolescente moramos por uns três anos em Joinvile (SC), depois minha família mudou-se para Curitiba (PR), congregávamos na igreja do pastor José Pimentel de Carvalho, quando conheci meu futuro esposo (Elizeu Brizola), me casei aos 21 anos, e meus pais voltaram para Joinvile (SC). De meu casamento veio a Piera Pámela, hoje com 23 anos. Quando minha filha tinha 7 meses, fomos morar no bairro da Tijuca (RJ). Já faz 15 anos que moramos em
Volta Redondas (RJ), e estamos muito alegres com esta cidade pela tranqüilidade e a paz do local (risos).

(RPM): E quanto aos boatos de que na época você havia deixado de cantar por que seu esposo tinha proibido?
Mara Dalila: Isso nunca aconteceu! O que houve é que na época eu gravava um disco por ano, já gravei por várias gravadoras (Bom pastor, Bandeira Branca, Louvores do Coração, entre outras). Como eu parei de gravar as pessoas diziam que meu esposo havia me proibido de gravar, mas o fato é que, nessa época nenhuma gravadora havia me chamado para gravar, não havia proposta, então é muito mais fácil você disseminar uma mentira dessas.

(RPM): Porque você deixou então de cantar precocemente?
Mara Dalila: Quando cheguei ao Rio de Janeiro, na década de 80, comecei há dedicar mais tempo a minha família, principalmente a minha filha que precisava de meus cuidados. Abdiquei de cantar, pois o trabalho da música ao mesmo tempo em que era prazeroso era também bastante cansativo. Passei então a freqüentar a AD em São Cristóvão, liderada pelo pastor Túlio Barros.

(RPM) Atualmente, como você exercita seu dom?
Mara Dalila: Hoje, Sigo Cantando na igreja da qual faço parte (AD em Vila Mury), Volta Redonda (RJ), da qual meu esposo é pastor. Continuo recebendo alguns convites e na medida do possível, procuro honrá-los.

10 comentários:

  1. Parabéns Mara! vc é um exemplo de dedicação e responsabilidade ao dom que Deus lhe deu, sou sua fã eternamente, aprendir cantar com vc. Sabemos lógico, que com o passar do tempo outros talentos virão, mais isso não quer dizer que deixamos de louvar aquele que nos criou. Siga a sua carreira que lhe é reserva, olhando para o auto e consumador de vossa fé, o qual lhe dará o céu por herança. Bjs. Gostei da entrevista, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. parabens mara dalila, vc segue cantando e eu ouvindo esses belos louvores. Q Deus o pai lhe de mts graças e gds vitórias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Curtam a nossa Página Oficial no facebook: https://www.facebook.com/CantoraMaraDalila

    ResponderExcluir
  5. Mara sua sua admiradora durante toda a minha adolecencia tambem, sua vós é unica linda e amava cantarola suas musicas chorei quando a encontrei denovo, parabens e que Deus lhes abençe... Com carinho eu neide.

    ResponderExcluir
  6. Isso sim era louvar a Deus com amor.Mara Dalila,volte a gravar sua voz é linda,seus louvores ganham almas pra Jesus! Seus louvores chegam até o céu!Volta!

    ResponderExcluir
  7. mara vc é um marco na minha vida ainda pequeno cresci ouvindo a irma.... ohhhhh gloriaaa que voz ungida meu Deussss nao mudou nada.....hj moro em foz do iguaçu-Pr. e busquei toda sua historia aqui, vi que a irmã parou de gravar, porque?
    abraçãos Nathan Santana

    ResponderExcluir
  8. Mara vc é uma das primeiras cantoras que ainda continua cantando pra Jesus... Que bênção!!!

    ResponderExcluir
  9. Mara quando adolescente e jovem ouvia muito suas lindas e inspiradas canções vinfas do coração de Deus e as entoava na IB Rosa de Sarom em Conceição do Almeida-Bahia. Uma de minhas filhas gêmeas(nascidas em 1985) tem o seu primeiro nome Mara e outra chama-se Mírian. Nasci em junho de 1962. Que maravilhosa lembrança o Senhor me proporcionou. DEUS continue lhe honrando.

    ResponderExcluir