domingo, 19 de dezembro de 2010

As almas dos santos no Antigo Testamento. – parte 1.


Em sã consciência não há razão alguma para se duvidar para onde vai alma e o espírito quando alguém morre.
Paulo disse em II Co. 5.8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
A teologia pode até negar esta afirmação, mas não pode afirmar que o significado dela seja que a morte possa dormir.
Quando um crente em Cristo morre, ele vai à presença do Senhor. Jesus Cristo esta no céu. Portanto quando os cristãos morrem, vão para o céu. Quando as passagens do novo testamento se referem quanto aos que dormem em Jesus, elas sempre se referem aos corpos dos crentes. O corpo volta aterra até a ressurreição, mas a alma e o espírito estão bem vivos na presença do Senhor Jesus Cristo.
E quanto aos Santos do velho testamento? Foram para o céu, para a presença de Deus ao morrerem?
Não há evidência escritural no antigo testamento de que os santos foram para o Senhor quando morreram. A alma e o espírito deles estão vivos em um lugar chamado “seio de Abraão”.
O lugar dos mortos no antigo testamento é chamado hades.
Os salvos foram para um lugar de descanso, enquanto os perdidos foram para um lugar de tormento. Ambos os lugares deste hades são descritos como sendo dentro da terra. Em I Samuel 28:10-15, o espírito de “Samuel”, é descrito como saindo de dentro da terra.
A bíblia é muito enfática, quando afirma que nenhum pecado, mal ou impureza pode entrar na presença de DEUS. O pecador deve ser limpo d pecado antes de entrar em sua presença, e lemos em Romanos 3:23 que todos pecaram. Isto inclui os santos do Antigo Testamento.
O aspargimento de sangue sobre a arca nos dias de expiação era uma demonstração para Israel de que ninguém poderia entrar na presença de DEUS antes que seus pecados fossem limpos pelo sangue. O autor da epistola aos hebreus, escreveu que não havia mais remissão dos pecados pelo sangue de bodes e carneiros, como ocorria no tabernaculo, porque agora só existe remissão pelo sangue de Jesus Cristo. Lemos em Romanos 3:25 Que Jesus Cristo é a propiação completa esperada no antigo testamento.

Os santos do antigo testamento não poderiam entrar na presença de DEUS, nos céus, enquanto Cristo não tivesse morrido pelos pecados deles.
O antigo testamento relata a redenção dos pecados através da vinda do Redentor, e enfatiza que Ele seria ferido pelas nossas iniqüidades e traspassado pelas nossas transgressões. O perdão dos pecados, para os que viveram no antigo testamento, estava baseado na vinda e na morte do Messias na cruz por eles.
Os sacerdotes e levitas criam que a alma descansaria no “seio de Abraão”, e esse ensinamento foi confirmado pelo Senhor Jesus Cristo em Lucas 16:22:

22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

Encontramos no Dicionário Bíblico de Fausset que, no antigo Israel, era costume judeu nas festas ou nas refeições noturnas reclinar-se em poltronas sobre o braço esquerdo. O povo nas festas podia reclinar-se no peito um dos outros. Reclinar-se no peito do anfitrião era considerado como o lugar de maior honra.
Os judeus entendiam perfeitamente o significado do que Jesus queria dizer em João 1:18:

18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

Jesus esta mostrando aqui sua exaltada posição ao lado do Pai, porque apenas uma pessoa podia reclinar-se no seio da outra. Os artistas que pintam a ultima ceia sempre mostram Jesus e os apóstolos sentados à mesa com o Senhor no centro. Mas este não era o costume da época. Na tradição judaica, eles sempre se reclinavam sobre seus braços esquerdos em um sofá, ou em um tapete circular no chão. Lemos em João 13:21-26:

21 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
22 Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
24 Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.

Os apóstolos estavam reclinados em circulo ou semicírculo, com o pão e o molho no meio. João ocupava o lugar de honra no “seio de Jesus”. Lázaro, o mendigo, é descrito como reclinado no seio de Abraão. Em honrosa posição. O rico que havia morrido em seus pecados encontrava-se no inferno, em tormento.
Deste modo, o ensinamento dos sacerdotes e levitas era que todo o que morresse em fé descansava no seio do pai da fé, Abraão.
Todo o que morresse como descrente, e em rebeldia contra Deus, ia para o inferno.
Era a certeza da ressurreição que fazia com que os profetas dessem ênfase a denuncia contra o pecado, e implorassem ao povo de Israel para que deixasse o pecado e se voltasse para Deus em fé e arrependimento. Lemos, em hebreus 11:32-35, acerca da influencia da esperança da ressurreição nas pregações dos profetas:

32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;

Por Fabyo M@d,
citado em Rapture and ressurection.
K.W. Huthings
http://fabiozine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário