quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Encruzilhadas da vida


Se quiserdes e Me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas,
se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada. Isaías 1:19,
20


Hoje desejo chamar sua atenção para uma pequena palavra com
grandes implicações. Trata-se da conjunção “se”, que pode exprimir
dúvida, incerteza: “Veja se o pedreiro já foi”, ou condição: “Se você
estudar, aprenderá.”


Dois homens esbarraram um no outro numa estação ferroviária na
Áustria. Um deles era alcoólatra, e estava pedindo dinheiro para comprar
uma garrafa de vinho. O outro lhe perguntou como ele havia chegado a
essa situação, vivendo embriagado. O pedinte respondeu que desde o
começo, a vida lhe havia sido cruel. Sua mãe havia morrido quando ele
era criança; seu pai espancava sem piedade a ele e a seus irmãos. Então
veio a Primeira Guerra Mundial, e a família se separou. “Veja”, disse
ele, “eu nunca tive escolha. Se tivesse crescido como eu, você também estaria nesta condição.”


O outro homem respondeu: “Isto é muito estranho. Minha infância
foi muito semelhante à sua. Eu também perdi minha mãe quando era
criança. Meu pai era um homem brutal, e batia sem piedade em mim e em
meus irmãos. A guerra também me separou de minha família. Entretanto,
eu achei que devia superar essas circunstâncias em vez de ser derrotado
por elas.”


Os dois homens continuaram conversando e fizeram uma descoberta
extraordinária: eram irmãos carnais, há muitos anos separados pela
guerra! Procediam de circunstâncias idênticas, mas um deles se tornou
bem sucedido, enquanto o outro tornou-se um fracassado.


Deus nos deu o poder de escolha para todas as situações da
vida, e isto inclui escolher Cristo ou rejeitá-Lo. A Bíblia está repleta
de exemplos de encruzilhadas na vida de seus personagens, os quais
tiveram de optar quanto ao caminho a seguir. Elias disse ao povo: “Até
quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é
Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!” (1Rs 18:21,
NTLH). Josué expôs claramente as duas opções que Israel tinha diante de
si, bem como suas respectivas consequências: “Se guardares o
mandamento que hoje te ordeno, [...] então, viverás e te multiplicarás
[...]. Porém, se o teu coração se desviar, [...] certamente perecerás”
(Dt 30:16-18). Jesus advertiu: “Se não vos arrependerdes, todos
igualmente perecereis” (Lc 13:5).


Quando você chegar a uma encruzilhada na estrada da vida, opte por aquela que o conduzirá a Deus e aos portais eternos.

Enviada por Fatinha Gregório via orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário