quarta-feira, 6 de abril de 2011

LIXÃO DO CEDRO É MAIS UM PROBLEMA PARA A POPULAÇÃO




Meus irmãos cedrenses,

Fico pasmo com a desorganização da atual administração de Cedro. Neste blog já tivemos a oportunidade de denunciar várias situações em que a prefeitura figura como alvo por prática de descaso com a nossa gente.
Agora, registro mais um ato de pura irresponsabilidade deste governo. Falo do lixão de Cedro. Todo mundo sabe que o lixo quando não é tratado corretamente causa sérios prejuízos ao meio ambiente e danos à saúde. Geralmente, as cidades tratam de colocar o lixo coletado em terrenos bem afastados da zona urbana ou em aterros sanitários.
Em Cedro, a situação é inversa. O lixo doméstico é depositado em um terreno que fica dentro da zona urbana e com um agravante: o terreno que serve de lixão, nas imediações do Conjunto Cedro II, a prefeitura paga de aluguel ao seu proprietário, mensalmente, o valor de R$ 1.200,00. Essa é uma forma de empreguismo para beneficiar diretamente o proprietário do terreno, o que você pode conferir acessando o Portal da Transparência (TCM).

Os gastos da prefeitura com a coleta do lixo em nossa cidade é uma coisa absurda. A empresa que faz a limpeza pública conta com uma frota de veículos contratados apenas para deslocar das ruas da cidade até o lixão, que fica dentro da área urbana de Cedro.
É importante que todos saibam que o terreno é inadequado para servir de depósito do lixo da nossa cidade e o valor pago é exorbitante. Há em Cedro, terrenos mais afastados da cidade, e com certeza, mais baratos. Há áreas apropriadas, com custo médio R$ 250,00/tarefa. Por este valor, o dinheiro do aluguel seria suficiente para a prefeitura comprar um terreno para o Lixão.
O mais preocupante, é que o lixão já começou a causar danos ao meio ambiente e poderá afetar também a saúde da população. Teste de laboratório, realizado a pedido do Ministério Público de Cedro, constatou que as águas do açude do Córrego dos Barros, apresentaram índices de poluição muito altos. O lixão também compromete a qualidade de outras áreas hídricas de Cedro.
Toda essa poluição acontece porque, por ordem da prefeitura, no mesmo local estão sendo depositados dejetos de fossas e lixo hospitalar. O lixo hospitalar, por sua vez, deve ter tratamento diferente do lixo doméstico, não podendo em hipótese nenhuma ser colocado naquele local.
E tem mais, pelas fotos podemos constatar que há medicamentos que sequer foram usados, jogados no lixo. Esses remédios com certeza tiveram o prazo de validade vencido e não chegaram ao destino final, que é beneficiar o nosso povo. Isto é lamentável, pois sabemos que no Cedro, médicos ligados ao nosso grupo político, quando prescrevem uma medicação para um paciente e este se dirige à farmácia pública, o remédio não é entregue. Essa é uma ordem do prefeito. Ele prefere que os remédios sejam jogados no lixo a doá-los ao povo.
A nossa preocupação com o lixão do Cedro também passa pelo problema da dengue. É do conhecimento de todos a luta dos governos do Brasil e do Ceará para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. Em Cedro, o lixão é um prato cheio para reprodução do Aedes aegypti.
Meus amigos, essa falta de planejamento e de compromisso da administração da nossa cidade tem prejudicado demais o nosso povo. Precisamos avançar. Precisamos crescer e não parar no tempo. Vamos continuar pedindo o apoio da população para que a nossa cidade saia desse momento de estagnação e passe ao desenvolvimento, há exemplos de outras cidades do nosso país.


matéria enviada pelo doutor Nilson Diniz do seu blog informativo http://drnilsondiniz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário