domingo, 24 de abril de 2011

O CONGA DA "NIKE"

Caminhando pelas cidades brasileiras, olhando cartazes, placas ou vitrines, nem parece que vivemos em um país de língua portuguesa. Pra todos os lados observa-se considerável abuso na utilização de vocábulos estrangeiros. Mas em partes do Brasil algumas dessas palavras recebeem uma pronúncia diferente, carregadas de regionalismo e sotaque.

Anos atrás, Francisco das Chagas, operário aposentado conhecido como Chico Nenen, residente há cerca de duas décadas no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, veio passear em sua terra natal, Várzea Alegre.

O nordestino voltou ao sertão com guarda-roupa moderno, vestindo bermuda e calçando vistoso tênis. No centro da pequena cidade cearense, foi abordado por um amigo e conterrâneo que disse:

- Chico, eita conga* bonito!

Vaidoso, o operário aposentado, sem atentar para pronúncia inglesa da letra “i”, falou:

- É um nique que eu comprei do Paraguai?

Um jovem rapaz, que escutava a conversa, conhecedor da famosa marca norte americana de calçados e roupas esportivas, corrigiu:

- Chico, num é Nique não, é Naique.

- É danado!! Quer dizer que meu nome agora é Chaico, num é mais Chico não? – finalizou o autêntico cearense radicado na grande São Paulo.



* Conga, segundo o Wikipédia, é um tipo de calçado barato, com cadarços e sola de borracha, muito comum por ser adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.

Contado por Flávio Cavalcante

Um comentário:

  1. Feliz Páscoa bom amigo
    Eu quero te desejar
    E é com muita alegria
    Ver Jesus Ressuscitar.

    E você que é cristão
    Sabe bem avaliar
    Quanto sofreu Jesus
    Que se deixou crucificar.

    Ele morreu naquela cruz
    Como podemos constatar
    E logo venceu a morte
    Voltando pra nos salvar.

    .

    ResponderExcluir