sexta-feira, 29 de abril de 2011

ORIGEM DO BOLO DE CASAMENTO

Hummmmmm...
Quem resiste?
O bolo de casamento e suas origens...
Ele já era uma tradição da Roma antiga, tendo voltado a ganhar popularidade no século XIX. A tradição começou com o pão a ser partido sobre as cabeças dos noivos durante a recepção do casamento para dar sorte. Se alguma migalha de pão caísse ao chão os convidados deviam comer essas migalhas para terem sorte também.
Felizmente deixaram este hábito…!


O bolo no estilo atual, como o conhecemos, surgiu no século XIX.
Porém, o bolo de casamento era um bolo simples, de apenas uma camada, sem coberturas muito trabalhadas e sem qualquer tipo de ornamentação.
No entanto, para os mais ricos, os bolos de casamento funcionavam quase que como indicadores de riqueza, ou seja, era um cartão de visitas. Quantos mais andares e mais enfeites tivesse o bolo, significava que mais dinheiro e posses teriam os anfitriões.


Confira algumas peculiaridades e diferenças entre os bolos de casamento em diferentes países:

Na China: O bolo de casamento tradicional chinês é, por norma, gigantesco: uma criação de muitas camadas. Essas camadas representam a vida de casados e a escalada para sucesso dos noivos. Juntos, os recém-casados cortam o bolo de baixo para cima.

Na Dinamarca: O bolo de casamento tradicional dinamarquês é o bolo "cornucópia". Tem a forma de um anel. No recheio leva creme de pasteleiro e é feito de amêndoas e maçapão, uma massa doce que serve frequentemente de base a vários doces. O exterior é decorado com um trabalhado de açúcar e a grande diferença está no centro do bolo que é preenchido com fruta fresca, doces e bolo de amêndoa.

Na Inglaterra: Na Inglaterra temos o tradicional bolo inglês, feito de passas, amêndoas, cerejas e coberto com doces feitos de maçapão. Os britânicos têm uma tradição curiosa relacionada com o bolo de casamento: por norma, guardam o topo do bolo até ao nascimento do primeiro filho.

Na França: O bolo de casamento tradicional francês é o famoso croquembouche: uma pirâmide de profiteroles recheados com creme e revestida a caramelo.

Na Itália: Para os italianos há diferentes bolos de casamento tradicionais que variam de acordo com a região. Em alguns locais nem sequer existe bolo de casamento. Porém, um dos mais tradicionais é, por exemplo, o "mil folhas": um bolo feito de camadas de massa folhada, creme de confeiteiro, chocolate, creme de baunilha e cobertura de morangos.

Como se pode ver, existem variadas formas e estilos dentro de uma mesma tradição e não faltam sugestões para que o bolo do seu casamento seja no mínimo delicioso!
Invista nele!
Ele é o rei da festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário