segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE


A bandeira foi concedida a partir da saga do município e do seu povo. ela é uma síntese que procura resumir simbolicamente a formação e a história do município. vejamos.
Um retângulo que se divide em dois campos, sendo um vermelho e outro verde.
O campo vermelho representa o sangue e a força de quantos lutaram pela consolidação do município.
O campo verde representa a vegetação exuberante das matas e a esperança que sempre se renova de geração a geração.
Um círculo branco se abre ao centro invadindo os dois campos e representando o globo terrestre. No centro do globo o município é configurado em seu mapa. Uma linha transversal divide o mapa como as linhas imaginárias que dividem a história. No lado norte aparece o sol sempre a iluminar os caminhos do futuro. No lado sul, sobre um monte, uma cruz, como símbolo da origem cristã descrita na história dos nossos ancestrais.
Circulando o mapa aparecem uma estrela maior representando a sede do município e cinco estrelas menores representando os distritos de Naraniú, Canindezinho, Calabaça, Riacho Verde e Ibicatu. As estrelas são todas amarelas representando o cacho de arroz maduro. Tão abundante nos vales dos município. Pôr fim duas faixas aparecem, uma na parte superior e outra na faixa inferior do globo. Na parte superior o lema "Confia no porvir" e na inferior do globo "Sorri ao passado".

Tibúrcio Bezerra

*Criador da bandeira e é atual vice-prefeito desse município de Várzea Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário