segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VIDA E OBRA DE JOSÉ GONZAGA DE OLIVEIRA (JOSÉ SALDANHA)


Nascido no dia 21 de março de 1923 no sítio Varas no município de Várzea Alegre. Filho de Vicência de Oliveira Brito e de Luiz Gonzaga Torres. Uma criança que seria no futuro um ilustre filho desta terra querida.
Trata-se de José Gonzaga de Oliveira que veria ser conhecido por Zé Saldanha. Ao completar 18 anos, foi convocado para servir o exército brasileiro, onde recebeu instruções de combate para servir na segunda grande guerra mundial. 1945 ao fim da guerra voltou a sua terra natal. Zé Saldanha ficou conhecido pelos seus feitos em engenharia e por ser autodidata.
Quando retornou para a sua cidade natal,, vendo necessidade de iluminação, propôs ao senhor Pedro Orelha que investisse em energia, o mesmo comprou um gerador de energia e todo material elétrico. No qual Zé Saldanha fez toda montagem iluminando ruas e casa sendo o primeiro eletricista da cidade. Com muitas habilidades também atuou como construtor de máquinas agrícolas, como máquinas de beneficiamento de algodão e arroz, e moendas de cana para sítios. Também Atuava na construção de móveis, vindo a possuir uma oficina. Zé Saldanha também atuava na eletrônica, , foi o primeiro a construir um rádio na cidade e era responsável pela manutenção de todo equipamento eletrônico.
Atuava também na construção civil construindo casas, usinas de beneficiamento de algodão, e para não dizer que "casa de ferreiro espeto de pau", construiu a sua própria casa, que se encontra erguida até hoje. Foi ainda um excelente marceneiro, eletricista, construtor, fotógrafo, mecânico, entre outras. Considerado na época uma das grandes inteligências da cidade. permaneceu trabalhando na usina de energia até a chegada da energia elétrica de Paulo Afonso quando decidiu mudar-se para fortaleza com sua família. Em Fortaleza foi comerciante de material de construção e faleceu em 2000 no dia 16 de outubro. Devoto de São Raimundo não perdia a oportunidade de retornar para sua cidade para os festejos e rever amigos e parentes.

*Biografia contida no meu livrinho "Zé Saldanha um gênio em sua época". pag. 04. ano 2007

4 comentários:

  1. Excelente esse trabalho literário do Israel, contando um pouco sobre a vida de uma ilustre figura de Várzea Alegre, José Saldanha, cidadão brilhante, que participou de uma das maiores realizações do meu avô, Pedro Orelha, que foi a de produzir e fornecer energia elétrica (termoelétrica) para a cidade de Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Realmente um ótimo Trabalho recordando os Feitos de Meu Bisavó, já conhecia as histórias pois a minha avó Elvira de Oliveira(mais conhecida como ZIZI), Sempre fez questão de nos contar e nos deixar ciente de nossas raízes.

    ResponderExcluir
  3. Realmente um ótimo Trabalho recordando os Feitos de Meu Bisavó, já conhecia as histórias pois a minha avó Elvira de Oliveira(mais conhecida como ZIZI), Sempre fez questão de contar aos seus Netos e nos deixar cientes de nossas raízes.

    ResponderExcluir
  4. meu avó,era muito amoroso e amado por todos no bairro onde agente morava.gostava muito de animais principalmente dos seus pombos onde toda manha ele conversava tinha 150 pombos todos eles tinha deu nome,muito familiar nos deixou muita saudades.

    ResponderExcluir