domingo, 17 de outubro de 2010

GUERRA EM FAMILIA


O casal da cidade de Gre no ble, na Fran ça, mal acre di ta no re ca do que aca ba de re ce ber. Seu fi lho Eric, de 21 anos, está mo ven do um pro ces so con tra eles. “Meu ma ri do che­gou a rir. Acha va que nenhum juiz iria le var aqui lo a sé rio”, con ta a es po sa. Es tu dan te de ciên cias so ciais, o ra paz saiu de casa em meio a uma dis cus são em que acu sou a fa mí lia, en tre ou tras coi sas, de “fal ta de ma tu ri da de po lí­ti ca”. De pois de fi car três me ses na casa da mãe da na mo ra da, acio nou a fa mí lia ju di cial men te, ale gan do aban do­no de sus ten to. Ga nhou o di rei to de re ce ber dos pais o equi va len te a mil reais por mês. Eric, que hoje vive com a na mo ra da, só fala com a fa mí lia por meio de ad vo ga dos.

O po li cial Lio nel Del beck tam bém pas sou por ex pe riên cia igual men te amar ga. Pro ces sa do pela filha de 19 anos, diz que não se es que ce do dia em que es te ve fren te a fren te com ela no tri bu nal. “Não con se guia pa rar de cho rar”, con ta. Con de na do em pri mei ra ins tân cia, con se guiu re ver ter a senten ça de pois de pro var que a moça ha via aban­do na do os es tu dos e que o mo ti vo da ação era o plano de vi ver com o na mo ra do. “Até hoje não con si go fa lar com ela”, diz o po li cial.
Le var os pais para o tri bu nal está vi ran do moda na Fran ça. Em um só ano, qua se dois mil jo vens pro ces sa ram os pró prios pais com o ob je ti vo de ob ter uma es pé cie de me sa da com pul só ria, o que por lá é le gi ti ma do pela lei. O Ar ti go 203 do Có di go Ci vil es ta be le ce que as fa mí lias têm o de ver de susten tar os fi lhos até que eles en­con trem um em pre go es tá vel. “É a Jus ti ça pa tro ci nan do a desintegra ção da fa mí lia”, re cla ma Hil lary Roc ca, ca­sa da com o en ge nhei ro Pa trick Roc ca, am bos devi da men te en qua dra dos.
Com am pa ro le gal ou não, o que se per ce be em todo o mun do é a cres cen te fal ta de res pei to por par te dos fi­lhos e a con se qüen te fra gi li za ção das re la ções fa mi lia res.
Exis te um ver da dei ro abis mo en tre as re la ções fa mi lia res dos tem pos mo der nos e as da épo ca bíbli ca. Na que­les tem pos, a con si de ra ção pela opi nião e ex pe riên cia pa ter nas era tão gran de que freqüen te men te os fi lhos per mi tiam aos pais es co lhe rem seu côn ju ge. É o que ocor reu com Isa que. Seu pai, Abraão, já bas tan te ido so, preo cu pa do com o fu tu ro do fi lho, en viou seu “mais an ti go ser vo”, que go ver na va tudo o que o pa triar ca pos­suía, a bus car uma es po sa para Isa que. E a his tó ria teve um fi nal fe liz, sen do Re be ca um bên ção ao “fi lho da pro mes sa”.
O res pei to aos pais é algo tão im por tan te que exis te um man da men to, en tre os dez, que ordena:“Hon ra teu pai e tua mãe”(Êxo. 20:12). Um dos pro pó si tos des se man da men to é criar o respei to por toda au to ri da de le gí­ti ma. É cla ro que, para se rem res pei ta dos, os pais de vem res pei tar e amar seus fi lhos. Em Efé sios 6:1-4, o após to lo Pau lo fala so bre os dois la dos da ques tão: os fi lhos devem hon rar os pais e os pais não de vem ir ri tar os fi lhos. Se ria bom as fa mí lias mo der nas da rem mais aten ção às re co men da ções bí bli cas no que diz res pei to às re la ções fa mi lia res.
Tris te como pos sa ser a con di ção atual de mui tas fa mí lias, essa si tua ção se cons ti tui num dos claros si nais da bre ve vol ta de Je sus. O após to lo Pau lo afir mou que, nos úl ti mos dias, as pes soas seriam “de so be dien tes aos pais” (2a Tim. 3:2). Como Je sus virá para res ta be le cer as con di ções de vida que ha via an tes do pe ca do, um de Seus ob je ti vos será aca bar com a “guer ra em fa mí lia” e es ta be le cer a gran de fa mí lia dos sal vos. Eter na men te em paz. Eter na men te fe liz.

Michelson Borges é editor de notícias da Revista Adventista e editor da revista Conexão JA.

Enviada por Fatinha Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário