domingo, 17 de outubro de 2010

A ressurreição da esperança


Jó 6:11

מה כחי כי איחל ומה קצי כי אאריך נפשׂי

"Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro?"


Quão terrível a situação de Jó! Como é triste para alguém perder a esperança. Nós não passamos nem 1% do que Jó enfrentou na sua terrível provação. Mas, mesmo assim existem situações que desabafamos e dizemos: “Não há mais esperança!”

A palavra hebraica traduzida aqui como esperança é a palavra “yachal”, que também significa: “ficar triste, confiar, permanecer, ser paciente.” Mas, as circunstâncias adversas nos arrancam as forças e nos fazem entristecer. Surgem perguntas: “e as promessas?” Onde estão as promessas? Jó não fazia idéia do cenário espiritual que se travava nos bastidores da sua vida. Sequer passou pela sua mente que Satanás estava por trás de todas as suas desgraças, e que apesar de tudo, tudo estava sob o controle de Deus. Mesmo ignorante acerca do que acontecia por trás das cortinas do mundo físico, ele conseguiu a incrível e quase sobre-humana capacidade de ressuscitar sua esperança, pois o vemos dizer posteriormente:

Jó 19:25 Eu sei que o meu redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.

Que impressionante declaração! Só declara isto quem de fato tem uma poderosa esperança no Deus em quem acredita. A palavra hebraica “yada” traduzida como “eu sei”, também significa: “compreender, ter certeza, declaro, estou ciente.” Portanto, Jó tinha agora uma profunda convicção de que o seu redentor, em hebraico “ga’al”, estava vivo.A palavra redentor significa também aquele que compra de volta, vinga, resgata. E reflete muito bem o que ele estava querendo dizer com a palavra redentor.

A conclusão que eu tiro é que o crente aprende entre as muitas lições que Deus nos ensina em suas misteriosas e multiformas de trabalhar na vida dos seus fiéis, é que o crente precisa aprender a ter esperança. Esperança de um futuro melhor quando não há forças. Pois, apenas resta-nos esperar mesmo quando parece que não teremos um futuro. Faz jus a uma certa música em que Deus nos diz: “Seu único trabalho é descansar em mim.”

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. E não pertence àqueles que se confortam com a morte da sua própria esperança. "Esperança é a paciência com a lâmpada acesa." ( Tertuliano )


2 Coríntios 3:12 Portanto, visto que temos tal esperança,mostramos muita confiança.

Hebreus 10:23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele
que prometeu é fiel.
N’Ele, por Ele e para Ele,

Pastor Flávio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário