domingo, 5 de dezembro de 2010

Fátima Lemos (Acadêmica)


Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido, filha de Sebastião Pereira de Sousa e Maria Ester Pereira Lemos, natural de Lavras da Mangabeira Ceará, Distrito Mangabeira.
É casada com o Sr. Francisco das Chagas Cândido de Oliveira. Tem quatro filhos e uma neta.
Foi alfabetizada por sua mãe, a professora Ester Lemos, e, também com ela, cursou até a 2ª série primária. Estudou dois anos (3ª e 4ª série) com a professora Socorro Oliveira em Mangabeira.
Iniciou o curso ginasial no colégio da CENEC, em Mangabeira.
Veio morar em Fortaleza em janeiro de 1970. Concluiu o 1º Grau (nomenclatura da época) no Colégio Estadual Marwen. Cursou o pedagógico (Curso Normal) no Instituto de Educação do Ceará. Fez o 4º Pedagógico do Colégio Capristano de Abreu.
Na Universidade Estadual do Ceará (UECE) cursou História – Licenciatura Plena. Após concluir o curso de História, ingressou no curso de Pedagogia também na UECE, com especialização em Administração Escolar.
Na Universidade de Fortaleza – UNIFOR cursou uma Especialização em Família – Uma Abordagem Sistêmica.
Em 1972 iniciou como professora no Colégio Casimiro de Abreu, no Carlito Pamplona, no mesmo ano em que iniciou o curso Normal.
Em 1976 foi contratada pelo Governo do Estado para integrar o quadro de professores, por ocasião da fundação do Colégio Estadual Paulo VI, em Mangabeira.
Ainda como professora da Rede pública trabalhou no Colégio Dom Quintino em Crato e Escola Normal em Juazeiro do Norte.
De volta à Fortaleza em 1980, foi trabalhar na Escola Estadual Maria Gonçalves, no bairro Castelão. Neste mesmo período assumiu a Coordenação Pedagógica do Colégio Monteiro Lobato, do seu tio, o Professor Paulo Crispim.
Em 1984 fundou a sua própria escola, com o nome: Escola Professora Maria Ester. Hoje, Colégio Maria Ester com 25 anos de serviços prestados à Comunidade da Serrinha, Passaré, Itaperi e outros bairros vizinhos.
O Colégio Maria Ester foi ampliado com a sede 2 que tem a Direção Administrativa de seu irmão, o professor Lemos.
O Colégio Maria Ester é referência em Fortaleza e está sob a Direção Pedagógica da Professora Fátima Lemos. Conta com aproximadamente mil e quinhentos alunos, mais de cem funcionários (sede 1) e desenvolve um trabalho educacional de grande relevância na comunidade.
O Colégio Maria Ester mantém uma Academia de Letras. A Academia Maria Ester de Leitura e Escrita (AME) é formada por crianças e jovens das duas Unidades (Maria Ester 1 e 2), tem grande expressividade literária pelos projetos que desenvolve.
A Professora Fátima Lemos é uma estudiosa na área de pedagogia. Tendo como teórico principal o grande Mestre Paulo Freire. Escreve textos pedagógicos para pais e professores. Textos que são divulgados no Jornal PERSPECTIVA, do Colégio Maria Ester e trabalhados em palestras e cursos por ela ministrados.
Histórias para contar, são historietas que escreve sobre personalidades de Lavras da Mangabeira, como: Fideralina Augusto Correa Lima e Fideralina Corrêa Amora Maciel (Sinhá D’Amora). Produções que são publicadas nas Antologias e Revistas da ALMECE. Não se considera poetisa, mas tem algumas poesias de sua autoria que são publicadas no Jornal ACADEMUS – da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE e no Jornal BINÓCULO do Professor Dias da Silva e do poeta Batista de Lima. As mais recentes são: Professor Educador; Desabafo; Poema para Nina; Filgueiras Lima: o poeta, o educador; O Mar estava lá; dentre outras.
Escreveu também duas histórias infantis de cunho pedagógico: Lili, a boneca de pano e Veloso, o gatinho congelado. Ambas estão na gráfica com lançamento previsto para o segundo semestre de 2009. Outros livros virão!
A Professora Fátima Lemos tem uma vida intensa no seu colégio, mas ainda consegue colaborar com seu Município Lavras da Mangabeira proferindo palestras para pais e professores, quando solicitada. Integra também uma equipe de voluntários que desenvolve em Fortaleza um trabalho em prol da Igreja de São Sebastião, em Mangabeira.
A professora Fátima Lemos é Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, ocupante da Cadeira de Nº 48 representando o Município de Lavras da Mangabeira.
Foi convidada para ocupar uma Cadeira na Academia Feminina de Letras do oCeará – AFELCE e terá como Patronesse a ilustre professora Maria Hilma Correia Montenegro. A posse está prevista para setembro de 2009.

http://academialavrensedeletras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário