segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

José Teles da Silva


José Teles da Silva nasceu no sítio Várzea Redonda, município de Lavras da Mangabeira-Ceará, no dia 20 de outubro de 1938, filho de pais camponeses. Seu pai Silvério Teles da Silva, sua mãe Maria Geralda da Silva.
Ao nascer era um garoto igual aos outros, pelos menos foi a impressão que causou. Porém, ele era diferente, era um poeta. Nasceu com este dom, porque não existe curso que forme um poeta e nem analfabetismo que o impeça a sua verve.
Quando José Teles completou 5 (cinco) anos de idade, a sua família transferiu-se para o sítio Carnaúba, do mesmo município, onde viveu os folguedos da infância, a irreverência da adolescência, a inquietação da juventude e a palidez da idade adulta.
Foi no sítio Carnaúba das suas lembranças que José Teles teve contato com as primeiras letras. Estudante da Escola do professor José Maria Marinheiro, onde freqüentou até concluir a 2ª série do Ensino Fundamental (antigo primário), quando seu pai de acordo com os padrões de educação daquela época contratou a professora dona Dasdores para que lecionasse em sua casa, a seus filhos, ler, escrever e contar.
José Teles estudou com a professora Dasdores até concluir a 3ª série primária, terminando aí o seu aprendizado sistematizado por professores.
Como todo artista, o poeta não habituado ao duro, trabalhando na agricultura, o que faltou em estudo, sobrou-lhe em inteligência e em engenhosidade e quando ainda muito jovem foi convidado pelo Coronel Raimundo Augusto Lima, para trabalhar em sua fazenda em serviço técnico e burocrático.
Durante 27 anos de trabalho e dedicação, foi do Coronel um funcionário, mas também um amigo, a quem foi dada toda a confiança, gerenciamento e a contabilidade de suas fazendas.
Em 1960, casou com a senhora Maria Nunes da Silva. Desse enlace matrimonial nasceram sete filhos: Maria Gorete Teles, Eva Maria Teles e Adão Teles (este gêmeo com Eva, mas falecido); José Teles da Silva Filho; Maria do Socorro Teles; Ivo Teles da Silva e o caçula Euclides Teles Nunes.
É difícil colocar o marco definidor da iniciação poética de José Teles, pois a poesia foi brotando, frondando, florando, frutificando como os pés que não se sabe, nem quando e como surgem, mais que majestosas, belas, simples e sublimes encantando a natureza.
Por não ter cursado elevado grau de instrução, José Teles não aprendeu a técnica métrica, rítmica e erudita, mas ele não precisa das técnicas, pois nasceu com o dom para rimar, sentir, sofrer e cantar a vida. Os versos fluem naturalmente.
Desenvolveu e desenvolve sua arte de paródias, repentes, compõe músicas e poemas promovendo encontros sociais e políticos, além da vasta publicação da literatura de cordel como podem perceber na sua obra.
José Teles tornou-se o poeta popular de Lavras da Mangabeira, que durante várias décadas vem cantando sua poesia em palanques, comícios políticos, louvores ao Padroeiro São Vicente Ferrer, as tristezas da seca sertaneja, crônicas social e as belezas e bravuras lavrenses.
zeteles_poeta@hotmail.com

http://academialavrensedeletras.blogspot.com

3 comentários:

  1. O poeta Zé Teles que lançou recentemente seu livro merece a lembrança e biografia do seu blog...
    Abraçoss

    ResponderExcluir
  2. por favor jose teles foi amaziado com maria jose dos santos a uns 50 anos atras

    ResponderExcluir
  3. eu maria jose dos santos, ex esposa de jose teles da silva procuro meu filho genivando teles, e cicera teles moramos em boca da mata al, e palmares pe entre anos de 60 a 70 depois nos separamos e doamos cicera sem o registro para antonio e maria ramos em palmares pe e eles disseram que ia mudar para givaneide nao sei se mudaram porque vim embora antes de registrar e o genivaldo ficou com o pai nao sei se duou ou nao,, entao eu peço por favor, se algum desse meu filhos ver esse pedido meu ou se alguem conhecer algum deles entre em contato no email ana2rafaela2@hotmail.com ou whatzap 16993453634 falar com abel ou silvelena ou nena que eles são meus vizinhos encarregado desse assunto meu eu fico muito agradecida, obrigado

    ResponderExcluir