quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Não atire o pau no gato-to


A hora do banho aqui em casa é uma alegria, momento recheado de cantigas e brincadeiras. Desde que o Gustavinho nasceu, tenho o hábito de cantar as mais variadas canções infantis e eis que me surpreendo com meu pequenino cantando junto comigo! Geralmente ele segue cantando a mesma música que eu. E ontem, estava eu no meio da "Borboletinha tá na cozinha", quando o Gustavinho dispara "Gato-to-to", "eu-eu-eu".Certamente ouviu na escola...rs
Eu, como amante incondicional dos animais desde a mais tenra infância sempre estive certa de que ensinarei meus filhos a amar e respeitar os animais assim como eu sempre fiz. Fui criada no meio de cachorros e gatos e sinto um amor especial por eles. Eu já havia me convencido de que não iria ensinar a ele a versão original do "atirei o pau no gato" e sim aquela mais bonitinha:
"Não atire o pau no gato-to, porque isso-so não se faz, faz, faz; o gatinho-nho-nho é nosso amigo-go-go; não devemos maltratar os animais, MIAU!"
Então, no meio do banho segui cantando esta versão. E o Gustavinho me olhando com uma cara de interrogação, como quem diz " Vixi, minha mãe não sabe a letra..."rs.
Fiquei então pensando sobre este tema. Devo ensinar a ele as duas versões e explicar cada uma delas? Porque certamente ele ouvirá a versão original muitas vezes por aí. Ou será que devo somente ensinar a outra, mais correta?
Algumas canções infantis possuem letras cheias de tragédias, já repararam? "Atirei o pau no gato", "O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou", "pega esse menino que tem medo de careta", etc.
Mas,fico aqui pensando, eu mesma fui criada ouvindo e cantando essas músicas e nunca me abalei por isso. Inclusive nunca tive a idéia de atirar pau eu gato algum, muito pelo contrário.
Certamente, essa é uma questão ainda bem polêmica pra mim. Manter as tradições ou melhorar o conteúdo? E vocês leitoras, o que pensam sobre isso?

Marcia, mãe do Gustavinho

http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário