sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CÂNCER DE PRÓSTATA




1-       OQUE É PRÓSTATA?

  A próstata é uma pequena glândula que só os homens possuem. Ela tem o tamanho aproximado de uma castanha e está localizada logo abaixo da bexiga, na parte inicial da uretra. Sua função principal é colaborar com a reprodução humana, produzindo substancias que sairão juntamente com o esperma e vão permitir os espermatozóides sobreviverem e atingir o óvulo feminino.

2-      QUAIS SÃO AS DOENÇAS DE PRÓSTATA?

 A próstata pode ser acometida por diversas doenças. Entre essas, as mais comuns são as infecções (prostatites), o crescimento benigno (hiperplasia) e os tumores malignos (câncer).

3-      QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

 Em muitos homens, o câncer de próstata é totalmente assintomático, já outros homens com câncer de próstata têm sintomas muito semelhantes aos do crescimento benigno. Dessa forma, os exames de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce, e para o início do tratamento em busca da cura dessa doença. Sendo assim. É muito importante que todos os homens após os 45 anos iniciem seus exames preventivos para avaliar a próstata.

4-      DE QUE FORMA O HOMEM DEVE PROCEDER PARA SE PREVENIR DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

A partir dos 45 anos, todo homem deve procurar um médico urologista anualmente para fazer uma avaliação da próstata, ainda que esteja se sentindo bem e não tenha histórico de câncer na família. Essa avaliação consiste no toque retal – um exame indolor que permite ao médico identificar possíveis lesões na região.
 Além disso, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que nessa faixa etária, todo homem realize, também, um exame de sangue para dosar o Antígeno Prostático Específico (PSA), substância que quando elevada, pode indicar problemas na próstata.

5-      E QUEM TEM HISTÓRIA DE CÂNCER DE PRÓSTATA NA FAMÍLIA?

 Para homens que têm antecedentes familiares de câncer de próstata, a prevenção deve começar mais cedo, aos 40 anos, devendo incluir o toque retal e a dosagem PSA no sangue, anualmente. O mesmo vale para homens da raça negra. Grupo no qual há uma incidência maior do câncer de próstata.

6-      SE OS RESULTADOS DOS EXAMES PREVENTIVOS FOREM ALTERADOS, O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER JÁ FICA CONFIRMADO?

Não, para a confirmação, seu médico irá solicitar uma biópsia transretal da próstata guiada pela ultrassonografia.
   
7-      COMO SÃO ESSAS BIÓPSIAS?

 Essas biópsias consistem na retirada de minúsculos fragmentos da próstata com uma agulha, para a análise de suas alterações.

8-      E A ULTRASSONOGRAFIA TRANSRETAL?

 É realizada com uma sonda em forma de bastão, protegida por um preservativo, que é introduzida no reto do paciente. Para a realização da biópsia, uma agulha é acoplada à sonda, de forma que possa extrair pequenos fragmentos da próstata. Para evitar a dor, a região é anestesiada antes da realização do exame.

9-      PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 Atualmente, o câncer de próstata já é o terceiro tumor maligno mais diagnosticado no Brasil e o quinto que mais mata. Como a doença não provoca sintomas em sua fase inicial, o Instituto Nacional do Câncer e a Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que todo homem, a partir dos 45 anos, faça uma avaliação clínica anualmente, uma vez que com a detecção precoce, esse tipo de câncer tem grande chance de cura.

Texto extraído do panfleto informativo do laboratório DERBIMAGEM Unidade de Diagnostico Médico de Recife    


   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário