quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PEDRO ORELHA, UM HOMEM DE FUTURO




  Pedro Alves Pereira, esse deixou um legado, que Várzea Alegre não poderia jamais ter olvidado a sua pessoa. Pois em sua época foi um dos homens mais ricos de sua cidade, caridoso, honesto e justo. Houve um tempo em que Pedro Orelha foi considerado um dos homens mais rico da Várzea alegre, mesmo com toda essa riqueza, ele não deixou a avareza crescer em seu coração, sempre foi um homem altruísta, e que se preocupava com o seu próximo.
  Ele conhecendo o talento do jovem Zé Saldanha que desejo de ver o progresso da sua pacata Várzea Alegre. Patrocinou o material para que ele construísse o motor que geraria eletricidade para a sua cidade. Que gesto nobre da parte de Pedro Orelha! A população agradecia, pois sentia naquele ato que o progresso chegava naquele momento à cidade, que antes era escura e sombria. Pedro Alves Pereira pode até hoje ser esquecido em sua terra, mas para quem acompanha a história e o desenvolvimento dessa sua cidade, sabe do valor incondicional que foi Pedro Orelha, ele morreu, mas seu nome ficou na história de sua terra que ele tanto amou.
  Passa o tempo e o tempo vai levando as pessoas, e vindo outras, para preencher a lacuna deixada por essa pessoa que partiu com isso, a nova pessoa não apaga o brilho que a outra deixou e assim vai construindo sua história também. Pedro Orelha é uma eterna saudade, que reverencio aqui nos meus escritos. Não cheguei a conhecer Pedro Orelha, mas como amante da história, aprendi a admirar a sua pessoa. Pois ele fez o melhor que pode pelo seu município, e a pedra que ele colocou no início da construção do desenvolvimento de Várzea Alegre, hoje essa cidade está muito grande e bem desenvolvida, mas tudo depende um pouco do que ele fez no início, quando Várzea Alegre engatinhava no desenvolvimento. Pedro Orelha pode descansar em paz, que você fez o que podia para sua cidade, crescer, hoje ela grande e se desenvolvendo, não pode olvidar a sua pessoa, já que é de praxe sepultar os ícones da cultura passadas e reverenciar novas pessoas que ainda estão construindo a história. Pedro Orelha um nome de saudades.

Israel Batista   

  

5 comentários:

  1. Agradeço o carinho de como expõe o meu avó paterno que, de certeza, amou e faria mais e mais por toda gente Varzealegrense. Para efeito de maiores contactos, informo que estou, também no facebook, assinando como Francisca Araujo(cidade Lisboa-PT. Terei muito gosto de manter uma amizade consigo. Meu apreço, obrigada pela consideração. Abraços, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado...Israel Batista..por postar aqui no seu Blog...uma das historias do meu Pai querido,vivida em varzea alegre.que foi esquecida com o tempo..e que a maioria dos jovens de varzea alegre não lembram que varzea alegre hoje só cresceu por que pessoas como meu amado pai fizeram de tudo para que isso acontecesse..e voce já faz parte dessa conquista....que Deus abençõe voce e todos moradores de varzea alegre..minha terra natal.....OBRIGADO....

    ResponderExcluir
  3. O Israel está enveredando por um caminho extraordinário...as veredas históricas dos homens ilustres da Várzea.

    Este, cujo apelido era Pedro Orelha, Sr. Pedro Alves Pereira, é o avô do poeta escritor.

    ResponderExcluir
  4. Meu vovô não cheguei a conhecer morreu antes mais ficou sua história muito linda para que eu e muitos possam conhecer. seu coração foi grande tanho grande que destribuiu sua bontade ao povo de várzea Alegre onde nasceu e dedicou sua vida toda.aqui hoje lendo essa história fico feliz e sinto seu sangue correr em minha veia podendo dizer sou filha de filho de Pedro orelha com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive um sonho de conhecer meu vô mas eu não tive essa oportunidade

    ResponderExcluir