quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PEDRO TONHEIRO




  Um homem muito conhecido na Várzea Alegre. Que conseguiu adquiri o respeito da população, e que foi lhes dado o cargo de delegado desse município. Pedro Tonheiro segundo os escritos do médico escritor José Ferreira, ele assim descreveu o nosso Pedro Tonheiro. “Alto, forte, pletórico, cabelo à escovinha, com predominância de brancos, fisionomia serena e agradável, onde podia surgir um riso à Mona Lisa, mais preso do que livre. Talvez, sem que o desejasse, conhecia a vida de todo vivente varzealegrense e das redondezas, possivelmente!” Assim escreveu sobre essa pessoa, e que foi uma realidade. Pois, Pedro Tonheiro com sua integridade não foi a toa que seu nome foi indicado na época para ser delegado.   
  Pedro Ferreira de Sousa, filho de Antonio Ferreira de Sousa (seu Tonheiro) e Antonia Sobreira Lima. Casado com Isabel Ferreira de Sousa com ela teve onze filhos, que lhes deu uma grande geração, e seu nome ficou perpetuado na memória dos filhos, e dos netos que o conheceu. Pedro Tonheiro é mais um nome na galeria dos imortais de Várzea Alegre, seu nome ficou na história, não na história escrita pela população, mas na história oral, pois como disse a escritora cearense Soraia Colaço “A nossa herança oral é muito rica, entretanto efêmera”. Isso é uma verdade, resta apenas nós documentarmos essas oralidades para que a história seja construída. Pedro Tonheiro para os novos é esquecido, mas com esse meu escrito, quero que as pessoas venham conhecer a sua pessoa e a importância dele, para o município no seu tempo, que cada um de nós vai construindo sua história e dando uma parcela de contribuição na história do município.
 Pedro Tonheiro passou pelo mundo dos viventes, construiu a sua história e creio que agora descansa em paz. Quem conheceu Pedro Tonheiro, derramou uma lágrima de saudades, e sabe da sua importância para Várzea Alegre. Já era tempo de Várzea Alegre criar uma galeria, aonde pusesse as fotos dessas pessoas que fizeram parte da construção desse município, creio veemente que a foto de nosso Pedro Tonheiro estaria lá estampada, como um reconhecimento pelo o que ele fez em vida. Descanse em Paz velho amigo, que estou aqui para reconhecer o teu valor.

Israel Batista

2 comentários: