sábado, 1 de maio de 2010

O TESTE À PROVA DE CÁBULA


Salmo 119:129-136

Firma os meus 
passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma. 
—Salmo 119:133


1 Reis 10–11


Lucas 21:20-38

Dan Ariely, um professor de economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, realizou alguns testes sobre o comportamento humano. Em uma das experiências, os participantes foram testados e receberam dinheiro para cada resposta correta. Entretanto, os participantes não sabiam que o professor não estava testando seus conhecimentos, e sim, se usariam cábula. Ele montou o teste de forma que os grupos pensassem que seria fácil copiar.

Antes do teste, foi solicitado a um grupo que escrevesse o maior número dos Dez Mandamentos que pudessem lembrar. Para surpresa do pesquisador, nenhuma pessoa deste grupo copiou! Mas, em todos os outros grupos, na verdade, houve alguns participantes que copiaram. Relembrar um padrão moral fez diferença.

Há centenas de anos atrás, o salmista compreendeu a necessidade do padrão moral e pediu a ajuda divina para poder segui-lo. Ele orou ao Senhor, “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma… e guardarei os teus preceitos… ensina-me os teus decretos” (Salmo 119:133-135).

Este experimento do teste à prova de cábula ilustra claramente a necessidade de termos uma orientação moral. O Senhor nos deu Sua Palavra como lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (Salmo 119:105) para orientar-nos em nossas escolhas morais. —HDF

Como uma bússola, 
a Bíblia sempre nos orienta à direção correta.

Dennis Fisher


publicado no devocionário nosso andar diário e no site www.ministeriosrbc.org.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário