sábado, 3 de julho de 2010

O JUMENTO É NOSSO IRMÃO


Nascido em Várzea alegre, no sertão cearense, o escritor Antônio Vieira se notabilizou como o "Padre do Jumento". O título de um dos seus vários livros, “O Jumento é Nosso Irmão”, foi popularizado na voz inconfundível do grande Luiz Gonzaga:
É verdade, meu senhor
Essa estória do sertão
Padre Vieira falou
Que o jumento é nosso irmão.
No mês de outubro, na comemoração do aniversário do município de Várzea Alegre, várias competições esportivas acontecem na cidade, entre as quais a corrida dos jumentos, a mais esperada de todas.

Na semana do município da década de 1980 vários competidores prepararam seus animais para a difícil disputa. Francisco, jovem conhecido por sua missão diária de transportar leite do sítio Sanharol para Várzea Alegre, era considerado o favorito da competição. Com seu jumento, forte e bem treinado, o simpático rapaz circulava diariamente pelas ruas da cidade, distribuindo nas residências o precioso líquido branco. Tanto que até hoje, mesmo não mais cumprindo importante tarefa, Francisco ainda é chamado por Tico do Leite.

No dia da corrida Valentin, Filhin, Roberto, Tico do Leite, Neguin do Gibão e outros rapazes, montados em seus animais, se emparelharam na linha de largada em frente à casa de Seu Joaquim Diniz, no centro da cidade. Iniciada a disputa, como previsto, o jumento montado por Tico do Leite disparou na frente, já subindo a Rua dos Perus com grande vantagem sobre os demais.

A corrida continuou com Tico de Leite e seu rápido jumento cada vez mais na dianteira. No final do percurso, Neguin do Gibão subiu a ladeira da Rua Doutor Leandro e recebeu a bandeirada já conformado com o segundo lugar, mas, para sua supresa, descobriu que ganhara a corrida. Tico do Leite chegou apenas em último lugar. Com muita raiva, puxando com força seu jumento pelo cabresto, o favorito reclamou:

- Esse bicho vinha numa carreira danada na frente. Na Rua do Juazeiro desviou o camin e pegou o beco de dona Ritinha no rumo do Sanharol, como faz todo dia. Ele achava que nós tava era entregando o leite.

Flávio Costa Cavalcante
do blog pedra de clarianã

2 comentários:

  1. MUITO LEGAL RSRSRS E ME FEZ LEMBRAR DO NOSSO QUERIDO "VALENTIN"
    SAUDADES DELE.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. ANO PASSADO ESTIVE ACOMPANHADO AS NOSSAS TRADICIONAIS CORRIDAS DA SEMANA DO MUNICIPIO, QUE JÁ NÃO SE REALIZA MAIS NO CENTRO DA CIDADE. E NA CORRIDA DE JUMENTOS; NASCE MAIS UM CONTRASTE EM NOSSA CIDADE . É QUE O JEGUE "CAMPEÃO" TIROU SEGUNDO LUGAR.

    ResponderExcluir