quinta-feira, 22 de julho de 2010

O ELEGANTE ANCHIETA



Ainda não descobriram maneira mais eficaz e prazerosa para conhecer as pessoas de um lugar. Caminhando despretensiosamente pelas ruas das cidades você encontra não só o povo comum, mas também personagens interessantes e diferentes.

No sertão cearense, na Secretaria de Cultura do Município de Várzea Alegre, há uma homenagem a essa gente especial, com o resumo da história de cada uma delas.

Nas tranqüilas, estreitas e acidentadas ruas da cidade de Várzea Alegre, circularam personalidades distintas como o paquerado seresteiro José de Anchieta Ferreira Leite, que iniciou curso de medicina em faculdade do Rio de Janeiro. Sua biografia, registrada na secretaria municipal, também inclui a incursão na música e participação, na década de 50, como figurante em filmes como “Tira a Mão Daí” e “O Massagista da Madame” .

Anchieta, como conhecido, já adulto,desenvolveu um problema mental que interrompeu a sua vida acadêmica e artística na Cidade Maravilhosa.

De volta a Várzea Alegre, na segunda metade do século passado, mesmo doente, sempre reaparecia pelas sossegadas ruas da pequena cidade com seu andar elegante, usando camisa de pano passado e com a calça bem acima da linha da cintura. De repente, Anchieta entrava na bodega de Luiz Silvino, no centro comercial, e, com fineza e elegância, encostava-se ao velho balcão de madeira e perguntava:

- Luiz, aí tem cigarro a folote* que me dê um?

escrito por Flávio Costa Cavalcante
do blog pedra de clarianã

Um comentário:

  1. Bonito texto, Parabéns, Peço por favor que coloque o crédito da ilustração, "Ilustração de Danilo Marques". sou o autor deste personagem, ele se chama João Seresteiro. Obrigado.

    ResponderExcluir