sexta-feira, 23 de julho de 2010

Biografia de João Gonçalves de Lemos


João Gonçalves de Lemos Origem próxima, Família Lemos, ramo de Cedro, nascido no Engenho Lages, Distrito de São José, hoje Mangabeira, Município de Lavras da Mangabeira, Estado do Ceará, aos 15 de agosto de 1926. Filho de Thomaz Gonçalves de Lemos e Ana Izabel Gonçalves, ele da então Fazenda Cedro, hoje Município de mesmo nome, descendente de famílias originárias do Quixadá, tendo seu avô paterno, Patriarca José Alexandre de Lemos, partido do Riacho do Sangue para Cedro (1801), ela do Sitio Timbauba, Distrito do Paiano, hoje Arrojado Lisboa, Município de Lavras da Mangabeira. Avós paternos foram Joaquim Gonçalves de Lemos e Maria Madalena do Rosário de Oliveira Mangueira (Dondonzinha) e maternos Manoel Gonçalves Sobreira e Maria Glória das Virgens Mendonça Salles; João G. de Lemos casou-se com a Professora Maria Ilza Amorim de Lemos, tendo o casal três filhas Ercilia, Rosemary e Izabel.
Estudos e trajetória iniciais: Aprendeu as primeiras letras no próprio ambiente familiar, com suas irmãs Manuela Nila e Maria (2ª do nome, e família chamada Mariquinha), indo posteriormente estudar no Sítio Catolé com a professora Thereza Jacyra Torres Lima de Lemos que o estimulou a prosseguir nos estudos os quais continuou com as professoras Vicência Augusto Motta de Lemos e Maria Oliveira Lima (depois, pelo casamento, Maria Oliveira Dias), desta feita na Sede do Distrito de onde é natural. Foi ela que o preparou ao exame de admissão. Em 1942 foi estudar em Alagoinha, hoje Ipaumirim, no Colégio XI de Agosto, dirigido pelo saudoso professor Francisco Vasconcelos de Arruda, tendo ali recebido redobrados cuidados do casal Raimundo Pinheiro de Lemos e Cristina Gomes Morais de Lemos, ele parente e padrinho, que lhe ofereceu acolhida no seio de sua família e lhe garantiu sadia orientação para as investidas da vida. Em 1945 transferiu-se para Crato, onde pretendeu continuar os estudos, mas terminou como representante comercial e, por conta dessa atividade, visitou diversas cidades do Ceará, nesta função permaneceu até fins de 1947, quando voltou ao Engenho Lages. Em começos de 1948, depois de ficar alguns dias com seu mano Manoel Gonçalves de Lemos, médico em Várzea Alegre, mudou-se para Fortaleza, sendo que, no mesmo não, resolveu ir para o Rio de Janeiro em busca de novas aventuras. Ali, entre os anos de 1948 e 1951, desenvolveu atividades comerciais, tendo, inclusive, chagado a gerente de pequenas empresas, retardando, por isso, a continuação dos estudos. Concluiu o ensino médio nos colégios Liceu Nilo Peçanha e Figueiredo Costa (Niterói, RJ). Em dezembro de 1951 visitou o Ceará, mas já em começos de 1952 encontrava-se novamente no Rio de Janeiro.
Cargos e Funções no Serviço Público. Ao regressar ao Rio de Janeiro da visita ao Ceará em 1952 assumiu a função de Assessor da Comissão Nacional de Política Agrária do Ministério da Agricultura (sua primeira função pública) e, em 1955, transferiu-se para o Ministério da Educação e Cultura, onde exerceu as funções de Chefe do Setor de Administração da Campanha Nacional de Merenda Escolar (tendo sido um dos fundadores), Chefe do Setor de Administração do extinto Departamento Nacional de Educação(DNE); depois membro da Comissão de Extinção do DNE e localização de diversos setores na Administração Federal; Chefe da Assessoria de Orçamento e Finanças da DEMEC/RJ (fazendo a ligação entre os órgãos do MEC em Brasília e o Ministério do Planejamento que permanecia no Rio de Janeiro); Presidente do Conselho Fiscal (por nomeação do Ministro de Estado) da Fundação Nacional do Material Escolar (FENAME); Assessor Chefe da Assessoria Jurídica da DEMEC/CE; Secretário do Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Ceará. No Ministério dos Organismos Regionais, Chefe da Divisão de Patrimônio da SUDENE (Recife) e Diretor do Escritório da SUDENE em Minas Gerais, com Sede em Montes Claros.
Formação Acadêmica. Cursos de Administração, de Sociologia e Política e de Bacharel em Direito, no DASP/FGV, na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade de Direito Cândido Mendes, respectivamente; Pós-Graduação, entre outros, Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP)/FGV; VI Curso Interamericano sobre Elaboração e Avaliação de Projetos, OEA/CETREDE/UFC; Planejamento em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Curso de Ciências Políticas pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IASAE/FGV) Rio de Janeiro; e muitos outros cursos de especialização e treinamento em diferentes instituições acadêmicas e sobre variados aspectos das ciências sociais aplicadas, além de participar de várias comissões técnicas e administrativas nos ministérios da Educação e Cultura, Saúde, Trabalho, dos Organismos Regionais e de seminários, conferências, inclusive de caráter internacional: Seminário Latino-Americano de Bem-Estar Rural (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ), Ciclo de Estudos Sobre Segurança Nacional ADESG/ESG; International Political Science Association, etc.
Atividades docentes. Professor da disciplina “Relações Públicas” do Curso Técnico de Contabilidade do Colégio Santo Antônio Maria Zacarias (Padres da Ordem dos Barnabitas), Rio de Janeiro; Professor da Universidade Estadual do Ceará (Centro de Estudos Sociais Aplicadas), ministrando as disciplinas “Teorias de Administração” e “Comunicação e Informações Gerenciais” (Graduação); “Teorias das Organizações” e “Tópicos de Direito” no Curso de Mestrado de Administração em Pequenas e Médias Empresas; e Direito Público no Curso de Formação Técnica em Administração do Servidor Público (UECE/Diretoria de Desenvolvimento e Capacitação (DDC) da Secretaria de Administração do Estado); Coordenador Geral dos Cursos de Pós-Graduação (lato sensu e Mestrado) da UECE; Coordenador do Curso de Administração e, em seguida, Coordenador de Pesquisa Acadêmica (Faculdade Christus).
Produção Cientifica: Além da pesquisa realizada e da elaboração da respectiva Tese sobre o tema “Modelos Político-Institucionais para as Regiões Metropolitanas”, tem publicado livros: “No Tempo No Espaço (A Família Lemos); Como Solver Problemas de Transportes; Administração Pública como Fator de Segurança Nacional; O Papel do Orçamento-Programa no Desenvolvimento Sócio-Econômico do Brasil; Violência e Vitimização – a face sombria do cotidiano (em parceria, coordenação de César Barros Leal e Heitor Piedade Junior ); e livros elaborados e a serem publicados brevemente: “São José das Mangabeiras” e “Notas para a História de Cedro”. João conta, ainda, com inúmeros artigos publicados em jornais, Revistas, Coletâneas, Antologias, etc., versando sobre assuntos diversos, principalmente artigos de natureza acadêmica e de cunho científico nas áreas de ciências sociais e humanas.
Instituições culturais: Academia de Ciências Sociais do Ceará, seu atual Presidente; Instituto dos Advogados do Ceará, seu atual Secretário Geral; Academia de Letras dos Municípios, ocupando a Cadeira 01 representando Cedro, Vice-Presidência da Entidade; Academia Lavrense de Letras, seu atual Vice-Presidente; Associação Ibero-Americana de Direito Constitucional, Associação de Integração e Apoio dos Lemos (primeiro Presidente) e atual Presidente do seu Conselho Superior, entre tantas outras. Desde muito cedo João G. de Lemos mostrou-se interessado por periódicos, jornais e revistas, e, na década de 1940 do século anterior (XX), no Colégio XI de Agosto, ele e colegas do citado educandário, fundaram o jornal “O Ipaumirim”, todo feito em papel almaço, um trabalho hercúleo que exigia esforço enorme de seus ilustres “jornalistas” e o jornalzinho desapareceu simplesmente porque os alunos iam concluindo seus estudos e se mudando para cidades maiores; depois colaborou no jornal “O Catolé” e foi um dos coordenadores do mesmo; criou o jornal “O Trilho”. Foi membro do Conselho Cientifico da Revista “Lumen ad Viam” da UECE; dirigiu a Revista da Faculdade Christus (RFC) e participou do Conselho Editorial da Revista Interagir (Faculdade Christus); é Presidente de Honra do Conselho Editorial da Revista ACADEMICA da ACSC e Coordenador do Conselho Editorial da Revista do Instituto dos Advogados do Ceará.
Endereços: Rua João Cordeiro, 1296, ap 400 – 60110-300 – Aldeota – Fortaleza –Ceará, Fones (085) 3226.7918 e 9108.7918 –
Fonte: E-mail joaogdelemos@gmail.com

academialavrensedeletras.blogspot.com

2 comentários:

  1. Semana passada, no aniversário de 15 anos da sala de leitura José Cândido Dias e em solenidade da ALMECE, em Mangabeira(antigo São José) tive o prazer de conhecer o doutor João Lemos. Bastaram alguns minutos de conversar para descobrir no escritor e advogado uma pessoa maravilhosa, de grande conhecimento, sensibilidade e sabedoria. No dia seguinte, recebi na casa dos meus pais a visita do grande doutor João Lemos, acompanhado da sua sobrinha Linda. Na saída, o escritor me falou: Flávio, por que não nos conhecemos antes. Na verdade ele verberou também o que eu sentia naquele momento. Pois doutor João Lemos trata-se daquelas pessoas que todos nós precisamos conhecer.
    Obrigado, Poeta Israel, por nos trazer essa rica biografia...

    ResponderExcluir
  2. é faço minhas as palavras de Flavinho, pois João Gonçalves de Lemos é sinomino de muita sabedoria e de humanismo

    ResponderExcluir