quarta-feira, 30 de março de 2011

O Fim esta próximo!


- 21 de maio de 2011

Não é de hoje a tentativa de “adivinhar” o dia do retorno de Cristo. Muitos são os que tentaram, de forma insiste chegar a um calculo “coerente” (se é que podemos ver coerência nisto), a ponto de convencer não somente o próprio ego, como aos incrédulos e menos desavisados.
Resolvi então fazer uma lista dos que tiveram suas “previsões”, frustradas pelo tempo, por não terem visto o retorno de Cristo propagado pelos seus devaneios.
Antes disso vou falar um pouco para aqueles que interpretam, ou que aceitam a escatológica Bíblica de forma milerista; a volta eminente de Cristo antes de um período conhecido como grande tribulação.
Será que João ao escrever o livro de revelação pensava em algo para um futuro longínquo?
Aqueles que são fieis a Deus só precisam esperar um pouco mais. Quanto tempo vai demorar?


Marcos 9
1 DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.

Jesus dizia que eles não esperariam muito o Reino surgiria logo (esta próximo). Nos evangelhos do Novo Testamento essa visão apocalíptica não nasce com Jesus, pois já fora proclamada por João Batista, ele dizia assim aos seus adversários:

Lucas 3
7 Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.

Para João a ira de Deus logo se manifestaria, há 2000 anos que Jesus e João disseram estas palavras, e claro, o fim ainda não chegou. Mas durante toda a história há existiram pessoas que esperaram por Ele; em sua própria geração. Ainda há muitos em cena hoje, que acreditam poder prever que o fim esta próximo e em eminência.



Por exemplo, os adventistas chegaram a acreditar que Jesus voltaria a terra em outubro de 1844. Erraram!

A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, nome oficial das Testemunhas de Jeová, já marcaram tal evento para as datas de 1914, 1918, 1925, 1941, 1975. Erraram todas, todas, em 1920 o seundo presidente, o juiz Rutherford, publicou um livro intitulado milhõse que agora vivem jamais morreram (foi publicado em 1923). ). Nesse livro, Rutherford afirmou que os justos do Antigo Testamento ressuscitariam em 1925. Aorganização chegou até a comprar uma mansão em San Diego, na Califórnia, denominada Beth Sarim (Casa dos Príncipes), para hospedar Abraão, Isaque, Jacó e outros ilustres do Antigo Testamento. Uma foto da tal mansão pode ser encontrada na própria literatura das Testemunhas de Jeová. (Rutherford, Salvação (Sociedade Torre de Vigia, 1939), p. 276.) A profecia falhou.

O arrebatamento em 1988


Não faltou ousadia a Edgar Whisenant, um ex-engenheiro da Nasa que se tornou professor de profecias bíblicas e escreveu um livro intitulado 88 Reasons Why The Rapture Could Be In 1988 (88 Razões Por Que o Arrebatamento Poderia Ser em 1988). Nesse livro, Whisenant afirmou que Jesus voltaria durante as Festas das Trombetas, entre os dias 11 e 13 de setembro. Mais de quatro milhões de cópias do livro foram impressas e cerca de 300 mil enviadas gratuitamente a muitos pastores nos Estados Unidos. Milhares levaram a sério as informações fabulosas de Whisenant e seu livro não parava nas prateleiras das livrarias. Como nada do que havia predito aconteceu, Whisenant mudou a data para três de outubro. Essa data também falhou. (Russell Chandler, Doomsday - Dia do Juízo. AnnArbor, Michigan, E.U.A., Servant Publications, 1993, p. 273.)
Whisenant tentou explicar dizendo que havia errado acidentalmente no cálculo da data e vendeu mais milhares de cópias de um segundo livro intitulado The Final Shout: Rapture Report 1989 (O Grito Final: Anúncio do Arrebatamento de 1989). Ele tem publicado este livro desde então, mudando a data para acomodá-lo à chegada de cada ano novo. (B. J. Oropeza, 99 Reasons Why No One Knows When Christ Will Return (99 Razões Por que Ninguém Sabe Quando Cristo Voltará) (Downers Grove, Illinois, E.U.A., InterVarsity Press, 1994), p. 15.) E ainda tem gente que compra e acredita. É demais!

Setembro de 1992

Há também um grupo do Rio de Janeiro denominado Alto Clamor, uma facção do movimento adventista e que segue de perto muitas posições ensinadas por Ellen White, a profetisa dos adventistas tradicionais. Num de seus boletins, este grupo anunciou: "No dia das trombetas, 28 de setembro de 1992, o Deus de Israel destruirá todos os seus inimigos com grande demonstração de seu poder." Como muitos podem perceber, falhou. Mas há outras datas interessantes mencionadas por este grupo:

- 20 de setembro de 1999 - É o dia do fechamento da porta da graça.
- 30 de setembro de 2000 - Quando Deus derramará a sétima e última praga sobre as multidões. Será o livramento do povo de Deus.
- 14 de outubro de 2000 - A volta do Messias, quando ocorre a ressurreição dos santos e o arrebatamento dos fiéis vivos. (Boletim Alto Clamor, de 1-09-92 a 28-09-92, n 14, Caixa Postal 889, Rio de Janeiro, RJ, 20001-970).)

Outubro de 1992

Em 1992, um movimento chamado Missão Mundial Taberah causou também alvoroço entre alguns crentes, pois anunciava a volta de Cristo para outubro daquele ano. A Missão, procedente da Coréia, era liderada por um jovem profeta chamado Bang-Ik Ha, que nesta época contava com 17 anos. Conheci vários crentes que saíram de igrejas equilibradas para distribuir nas ruas de São Paulo um folheto intitulado "Arrebatamento! Em outubro de 1992, Jesus virá novamente" e esperar a volta do Senhor. O folheto informava que o profeta fora chamado por Deus quando tinha apenas 13 anos de idade e que fora treinado intensa e pessoalmente por Deus. Ele se comunicava constantemente com Deus da mesma forma como Elias, Samuel e outros profetas do Antigo Testamento o faziam.
Conheci um irmão que saiu de sua igreja, abandonou o seu trabalho, adquiriu um carro equipado com um alto-falante e saiu pelas ruas do bairro do Brás, em São Paulo, anunciando a volta de Cristo.

Março de 2005

Um grupo localizado em Brasília e denominado igreja Adventista do Sétimo Dia, o Remanescente, dissidente do movimento adventista, anuncia num de seus folhetos:

JOVENS, BOAS NOVAS! JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO! Vocês estão preparados? Desejam o retorno de Jesus? A porta da graça se encerra para todos em março de 2005!

Um outro folheto ainda diz: "O tempo da graça e do selamento com o selo de Deus - o sábado - terminará para a humanidade em 2005 (...) Em março de 1995 ocorrerá uma terrível crise monetária mundial. A idolatria do dinheiro será destruída! Então começará a desolação da Terra!" (Folhetos sem data, IgrejaAdventista do Sétimo Dia, o Remanescente.)

A volta de Cristo em 2007

O assunto da volta de Cristo foi enfocado também no programa Palavra da Fé, de Valnice Milhomens, transmitido em 1990 pela Rede Bandeirantes.

Para concluir o assunto deixei por ultimo este grupo, por ser o que agra voltou a berlinda, isso mesmo voltou, porque em 1994 já previram a volta de Cristo:

Outubro de 1994

O ministério Family Radio (Rádio Família), com sede na Califórnia, Estados Unidos, formado principalmente por evangélicos conservadores, esteve em perigo de autodestruição. O problema surgiu com a publicação de um livro controvertido, com mais de 500 páginas, intitulado 1994?, escrito por Harold Camping, presidente da organização. No livro, Camping proclamava que Jesus Cristo voltaria em setembro de 1994.

Logo na introdução, Camping declarou que "jamais se tem escrito algum livro tão audacioso ou insolente como aquele que prediga a ocasião do fim do mundo, e isso é exatamente o que supõe fazer este livro". Alguém de dentro do ministério chegou a dizer que Harold Camping achou que era um profeta Jonas dos dias atuais e que tinha a missão de anunciar o retorno de Cristo para 1994 atodas as pessoas, especialmente àquelas alcançadas pelo Rádio Família.
No seu programa, Forum Aberto na Rádio Família, ele aconselhava as pessoas que telefonavam para não fazerem planos a longo prazo, pois Jesus estaria voltando naquele ano de 1994. Camping explicava a sua maneira de planejar para o futuro assim: "Veja, minha esposa me disse que precisava de um piso novo para nossa cozinha. Eu lhe disse que não se esforçasse ou gastasse dinheiro para fazer isso até outubro ou novembro de 1994 - depois do tempo predito para a volta de Cristo". (Christian Research Journal. verão de 1993, p. 5-6.)
Harold Camping, que não tem formação teológica, achava que não estava espalhando qualquer engano ou predições errôneas e ainda advertia: "Quando chegar o dia 6 de setembro de 1994, ninguém mais poderá ser salvo. Chegou o fim" (1994, p. 541).
No intuito de defender o seu processo de marcação de data para a volta de Cristo, Camping declarou:

Sou um engenheiro, sou metódico. Quando iniciei o estudo da Bíblia cerca de trinta anos atrás, comecei a ver coisas que outros não perceberam. Descobri que Deus tinha uma linha do tempo, desde Gênesis até Apocalipse, e com um cálculo preciso, de tal forma que o fim do mundo pode ser acuradamente determinado.

Camping sabia que outros já haviam errado na tentativa de marcar a data do arrebatamento e, para se defender, comentou: "Eles basearam suas predições em sonhos, alinhamento dos planetas e desastres naturais tais como terremotos. Mas eu fundamento minhas descobertas em evidência sólida e bíblica". Mesmo assim, é fácil perceber que as conclusões de Camping estavam cheias de especulações numéricas, tais como o número de porcos exorcizados do endemoninhado gadareno (Mc 5:1-20) e o número de peixes apanhados (153) pelos discípulos (Jo 21:11).

A revista Charisma informa que num de seus programas, transmitido por quarenta estações de rádio, Camping disse aos ouvintes que a tribulação havia começado em 1988, o ano que Satanás tinha sido solto na Terra, e que terminaria em setembro de 1994 com o arrebatamento, quando os cristãos seriam levados para os ares a fim de encontrar Cristo na sua volta. A revista informa também que Camping foi dispensado de sua função como professor de estudos bíblicos da classe de adultos de sua igreja, na cidade de Alameda, na Califórnia, devido aos seus ensinos, rejeitados pelos teólogos evangélicos. (Revista Charisma, outubro de 1994, p. 85.)

Apesar de todo esforço e dos trinta anos de pesquisas, o arrebatamento não ocorreu como predito por Harold Camping. Entretanto, o mais lamentável de tudo é o fato de o ministério de Camping ser composto de evangélicos conservadores, e tal prática, doentia e nociva ao Corpo de Cristo, ser promovida dentro da comunidade evangélica.

A maior parte das citações foi extraída do livro Evangélicos em Crise do PR. Paulo Romeiro.
E como era de esperar eis que surge um novo livro na net com o sugestivo nome “Nós estamos Quase lá”, também escritos por Harold Camp, só que desta vez (uma pratica comum entre os profetas frustrados). Vem com um novo calculo. Diz ele, que após a grande tribulação que começou em 1988, em vez de Cristo ter voltado o que aconteceu foi que Ele derramou mais uma vez do seu Espírito Santo, para que nos próximos 17 anos uma grande multidão seja salva.
Esses 17 anos terminam este ano, mais precisamente em 21 de maio, e quem viver vera, mas antes vejam estes vídeos e divirtam-se:




Fonte:

Evangelicos em Crise - Autor: Pastor Paulo Romeiro - Ed. Mundo Cristão
O Problema com Deus - Bart D. Ehrman - Ed. Agir

http://fabiozine.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário