quarta-feira, 30 de março de 2011

O AQUECIMENTO DE CATITA


Os nascidos antes de 1970 lembram bem de um varzealegrense de apelido Catita, incansável chapiado* e atleta nas horas vagas. Não há como esquecer suas participações nas provas de pedestrianismo na semana do município no mês de outubro. Catita todo ano ganhava a corrida, e com grande folga. A série de vitórias sofreu interrupção apenas com a chegada em Várzea Alegre dos bem treinados militares do Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção, unidade do exército responsável pelas obras locais da BR 210 – Transamazônica.

Certa manhã, ainda bem cedo, o popular médico Iran Costa merendava tapioca com amendoim na padaria do seu Zequinha na vizinha cidade de Farias Brito, distante cerca de trinta e cinco quilômetros de Várzea Alegre, quando avistou o conterrâneo Catita passar correndo e o chamou:

- Catita, para onde você vai com tanta pressa?

- Dotô, vou pr'uma corrida hoje no Crato, me dê um trocado pra mode comprar fumo.

O médico atendeu ao pedido e o diferenciado atleta seguiu sem descanso para o restante da viagem, cerca de cinqüenta quilômetros, mascando fumo e trotando em direção à Capital Cultural do Ceará.

Não há notícia se Catita venceu a prova naquele dia, mas com certeza chegou bem aquecido e ainda dopado com o tabaco que mascou no acidentado percurso até a agradável cidade do Crato.


* trabalhador braçal responsável pela carga e descarga de caminhões.



Contado por Flávio Cavalcante

http://pedradeclariana.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário