terça-feira, 22 de março de 2011

VIAGEM PELO BRASIL-CANÇÃO

Pela longa “estrada da vida”
Fiz “romaria” e “procissão”,
Conheci a “tristeza do jeca”,
Plantei “flores” no sertão;
“Estrelas” cadentes encontrei,
O “sonho de Ícaro” realizei,
Perdi o “medo de avião”.

Joguei fora a “saudade”,
De “chalana” naveguei,
Bebi as “águas de março”
Nas “fantasias” que criei.
E numa “loucura sem fim”
Beijei os “lábios de carmim”
Das “mulheres” que amei.

Pisei “chão de estrelas”,
Viajei no “trem das cores”,
“Abri a porta” do “cotidiano”
Ao “delírio” sem pudores.
E na “Terra Prometida”,
Aos que têm boa “vida”
Contei “mentiras” aos horrores!...

Vi um “bem-te-vi” solitário
Cantando o “amor à natureza”,
Um “sabiá” apaixonado
Maldizendo sua “tristeza”;
E “borboletas” coloridas
Galanteando a “Margarida”
Sob a sombra da “nobreza”.

Encontrei um “andarilho”
“Sentado à beira do caminho”
Que leva à “fonte da saudade”,
E ali sentado, “sozinho”,
Tocava no seu “violão”
“Aquela velha canção”:
“O mundo é um moinho”.

E nessa longa “caminhada”
De “saudades” quase morri
Das “meninas do Brasil”
Que “há tempos” conheci.
“Elas” vivem no meu peito
E nem mesmo “eu sei” direito
“Quando” foi que as vi...

Evito sempre os “caminhos”
Que me levem à “perdição”,
Por isso vou “tocando em frente”,
Como diz ”uma certa canção”.
Mas no “forró de pé de serra”
Deixo sempre “o cio da terra”
“Seduzir” meu “coração”.

E bem “à sua maneira”,
“O destino” traiçoeiro
Me levou ao “desatino”,
Fez de mim um “prisioneiro”.
E desse “cárcere” bendito,
Que sufoca o “meu grito”,
Sou apenas “o passageiro”.

Mas “teimoso” que sou,
Botei pé “na estrada” da vida
Em “busca” das muitas canções
Consideradas “pétalas esquecidas”
Cuja “rosa” de nome MPB
“Ainda” não entendeu o porquê
De estarem “todas elas” perdidas.

E nessa “viagem” que fiz
Pelo nosso “Brasil” canção
Encontrei “relíquias de amor”
Que trazem “luz” ao coração
Daqueles “eternos namorados”
Que se mostram “apaixonados”,
Mas não sabem o que é “paixão”.

(Joésio Menezes)

http://faclubedapoesia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário