segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOTA DE FALECIMENTO - Varzea-Alegre está de luto


Alegre como? A preservação e valorização das manifestações culturais que simbolizam a ação do homem na construção de seu tempo, sua participação na vida comunitária, com seus ritos e símbolos, não estão sendo respeitadas em Várzea Alegre.

A preservação e a proteção do patrimônio cultural não se restringem apenas a monumentos magníficos e com valor histórico, mas também àqueles valores configurados por nossas paisagens, particularidades regionais e geográficas, ambientes urbanos e rurais, bem como os traços da manifestação cultural, os modos de vida, as expressões de arte popular, os saberes e fazeres, as aspirações, os símbolos e mitos, enfim, tudo que reforça a identidade cultural de um povo.
O antigo e o moderno podem conviver pacificamente. As ações de preservação implicam em medidas que envolvem o tombamento, ou seja, o reconhecimento de um bem material, de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e/ou simbólico para uma comunidade, protegendo-o da descaracterização ou destruição, através da aplicação de legislação específica.

Este é um tributode pêsames aos conterrâneos varzealegrenses que viram a casa de Dirceu de Carvalho Pimpim ser demolida em 08.04.2011.

No dia 04/04/2011 foi feita uma denúncia no gabinete da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para fazer o processo de tombamento e uma semana depois demolida. Onde estão os ofícios para os devidos órgãos de fiscalização? A quem recorrer agora? O Tombamento estadual foi criado pela Lei Nº 9.109 de 30 de julho de 1968, revista e complementada, agora figurando sob o Nº. 13.465 de 05 de maio de 2004. Para a casa de Dirceu de Carvalho Pimpim, O PODERIO ECONÔMICO E POLÍTICO AGIU ANTES DA LEI.

Rosélia de Carvalho Costa

copiada do blog do sanharol

Um comentário:

  1. Várzea Alegre chora por mais um atentado à nossa cultura, nossa história, nossa gente...

    ResponderExcluir