terça-feira, 20 de setembro de 2011

DIA DO ENGENHEIRO QUÍMICO


Engenheiro químico

"Engenheiro que elabora projetos, instala, opera indústrias e desenvolve novos processos de transformação química de produtos" Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser engenheiro químico?

O engenheiro químico é o profissional que elabora, executa e controla projetos de instalação e expansão de indústrias químicas. Ou seja, é ele quem participa de todas as etapas do processo de produção e transformação físico-química de substâncias em escala industrial. Matérias primas naturais, sejam orgânicas ou inorgânicas são convertidos em cimento, medicamentos, fertilizantes, plásticos, alimentos, gasolina e tantos outros produtos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Muitas vezes os produtos da engenharia química são matérias primas de outras indústrias de transformação, como a automobilística, moveleira, têxtil, etc. Este profissional tem na matemática, na física e na química a base para sua formação.

Quais as características necessárias para ser engenheiro químico?

Para se tornar um engenheiro químico é necessário ter interesse por química, principalmente da área orgânica, inorgânica e biotecnológica, além de facilidade para matemática e física. Além disso, é necessário que o profissional apresente as seguintes características:

  • Agilidade
  • Atenção a detalhes
  • Capacidade de decisão
  • Curiosidade
  • Capacidade de organização
  • Capacidade de resolver problemas práticos
  • Criatividade
  • Gosto pela pesquisa e pelos estudos
  • Habilidade para trabalhar em equipe
  • Interesse em projetar coisas
  • Interesse pelas ciências
  • Curiosidade pelo funcionamento das coisas
  • Interesse por novas técnicas e tecnologias
  • Senso prático

Qual a formação necessária para ser engenheiro químico?

Para tornar-se um engenheiro químico, é necessário ter 2° grau completo e curso superior em Engenharia Química, que tem duração média de 5 anos. É importante que o aluno esteja sempre atento às modificações que o mercado oferece, principalmente na área de biotecnologia, que está em alta para os engenheiros químicos, oferecendo grandes oportunidades de trabalho. O domínio do inglês também é fundamental, já que o conhecimento dessa língua é um pré-requisito nos cursos de pós-graduação e especializações da área, além de muito bem visto em empresas que valorizam esse conhecimento do profissional.

Quais as principais atividades do engenheiro químico?

Entre as atividades dos engenheiros químicos, estão:

  • Projetar e instalar fábricas
  • Dar consultoria e revisar equipamentos
  • Calcular a viabilidade técnica e econômica dos processos produtivos
  • Fazer análise química, física e toxicológica dos materiais industriais - que consiste, por exemplo, em detectar a presença de metais nocivos ao ser humano nas águas, produtos alimentícios, cosméticos
  • Fazer perícia e detectar problemas no processo produtivo, além de verificar a qualidade técnica industrial
  • Tratar efluentes industriais e resíduos químicos
  • Desenvolver equipamentos para a indústria (dimensionamento e determinação dos processos de produção)
  • Desenvolver tecnologia para novos processos, novos produtos e para a preservação do meio ambiente

Áreas de atuação e especialidades

Uma das características da área de atuação dos engenheiros químicos é a abrangência. O campo de trabalho é amplo, devido a sua grande importância e atuação na concepção de produtos que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Áreas como a petroquímica, alimentícia, farmacêutica, de cimento, mineral, siderúrgica e de produtos químicos industriais, cosméticos, polímeros são alguns dos exemplos de onde este profissional pode atuar. Nestas indústrias, o profissional pode atuar em consultorias, projeto, processo, produção, qualidade, além de pesquisa e desenvolvimento.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro químico no Brasil encontra-se em expansão, com bom potencial de crescimento para os próximos anos. Devido a sua grande gama de áreas de atuação, o profissional com boa formação teórica e bons conhecimentos de química e outras ciências exatas, tem espaço garantido neste promissor mercado de trabalho. Para se ter uma idéia, há cerca de 20 mil engenheiros com especialização em química, o que significa aproximadamente 3,5% do total dos engenheiros e, a cada ano, cerca de 1.300 alunos formam-se nos cursos de engenharia química. Como se pode perceber, o número de profissionais se formando nesta área ainda é pequeno quando comparado com outras profissões mais procuradas, abrindo espaço no mercado para alunos de qualidade, que serão futuros profissionais. Entre os setores que mais crescem estão a área de biotecnologia , que é estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos, e também a área de petroquímica que desenvolve estudos e projetos ligados ao petróleo. Portanto, áreas interessantes de trabalho para este engenheiro.

Curiosidades

O exercício da profissão de engenheiro químico é regulado pela lei federal 5194, de 24 de dezembro de 1966, a mesma que regulamenta a profissão dos demais engenheiros, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Esta lei foi regulamentada pelo decreto federal 620, de 10 de junho de 1969, legalizando, assim, o exercício do engenheiro químico. Apesar de tardia sua regulamentação, a profissão de engenheiro químico já vinha sendo exercida no país com a crescente industrialização iniciada nos anos 50, que demandava seu trabalho, através do projeto e execução de diversas manufaturas. O impulso industrial do regime militar na década de 70, conhecida como época do "milagre econômico" foi um importante período para o desenvolvimento da profissão, devido ao surto das indústrias que ocorreu no período. Desde então, sua atuação e importância só têm crescido e buscado cada vez mais profissionais capacitados.

Onde achar mais informações?


Parabéns a todos os profissionais dessa área já que hoje dia 20 é o dia do engenheiro químico e ofereço a minha namorada que é formada em química

Nenhum comentário:

Postar um comentário