segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Professor da Famema lança “Camisa nova, seu doutor?” nessa Segunda-feira dia 19 de Setembro.

Nesta segunda-feira (19), José Bitu Moreno, docente /chefe da Faculdade de Medicina de Marília na disciplina de Cirurgia Vascular, lança, pela Editora Armazém, seu primeiro livro, “Camisa nova, seu doutor?”, em noite de autógrafos que acontece das 20h às 22h no Armazém Abuelos.
Reunindo relatos de experiências vividas pelo autor desde a infância em Várzea Alegre, no interior do Ceará, a juventude em Fortaleza, o mestrado em Botucatu, pós-graduações na Alemanha e a vida profissional em Marília, “Camisa nova, seu doutor?” tem como tema central a vida, contada em crônicas, versos e prosa. Prosa falando de pessoas, de mundos – internos e externos, sentidos e vividos, desejados e sobre tudo construídos. Mundos erguidos de ruínas que lançam âncoras para o futuro. O encaixe perfeito. Natureza do sertão, a flor, a professora, a natureza. Na cidade grande, um mundo que avança, quase invade, sem pedir licença. Na metrópole, novas relações. No velho mundo, o mesmo homem. No homem concentrando-se toda a energia criativa do escritor e do médico, do pai e do filho, José Bitu Moreno.
Dedicado a Edwardes Batista Moreno, pai do autor (“... dedico-lhe esses momentos de intensa reflexão, quando paro e rememoro o nosso passado juntos. E nesse momento fala a criança que não lhe beijou, não lhe afagou, por falta de jeito, timidez, e que agora em mim, costurada em mim, o retém puro, inteiro, como foi um dia.”), “Camisa nova, seu doutor?”, que traz capa da artista plástica mariliense Cynara Mattioli e prefácio assinado pela Vera Brant, é definido por José Bitu Moreno como uma viagem, através de fragmentos em forma de crônicas, contos e poesias, da infância à idade adulta e desta, num sensível e comovente retorno, de novo aos primeiros anos vividos no interior cearense.
A valorização da memória, através da lembrança de costumes, hábitos e tradições culturais do lugar onde nasceu e de outros pelos quais passou ou nos quais viveu nesses mais de meio século de vida, é o combustível que move o médico e escritor. Em muitos aspectos, seus relatos sobre a infância e sobre sua vida adulta e profissional, são parecidos com os de outras pessoas e locais, como se fossem uma viagem à memória do próprio País: a história de um brasileiro que teve que, desde cedo, aprender a sonhar e a lutar com dignidade e decência para transformar seus sonhos em realidade. São fragmentos, flashes, que, valorizando a memória, levam os leitores a refletirem sobre suas próprias vidas, suas trajetórias neste planeta, sobre o que foi feito e que é preciso conhecer, para melhor prosseguir.

RETORNO - Segundo Batista de Lima, em matéria publicada no jornal Diário do Nordeste - em sua edição do dia 23 de agosto deste ano, “são 160 páginas de memórias poéticas onde se instaura um retorno nostálgico a um paraíso perdido. Esse retorno é uma reconstrução do latifúndio memorial do vivente que finalmente descobriu o que está depois da Serra Negra. Todo esse percurso da volta vem escrito numa prosa poética que lembra a ‘Recherche’, de Proust e o memorialismo de Nava. José Bitu, seguindo os conselhos de Tolstoi, primeiro pinta seu quintal para depois pintar o mundo. Seus primeiros golfares de sensibilidade, iniciaram-se perenizando as areias do Riacho do Machado e do Riacho do Meio que foram salgar o rio da infância, o Salgado, prenúncio de mares nunca dantes navegados. Numa de suas raras enchentes o autor foi levado e agora volta montado no signo literário”.

CORAGEM - “Escrever e publicar este meu primeiro livro foi uma experiência muito gratificante. No início, minha grande dúvida era se ele teria algum valor literário, se despertaria o interesse ou pudesse ser útil á alguém. Durante o processo, pude comprovar que, além de solitário, escrever é um ato de coragem”, disse José Bitu em entrevista ao Jornal da Manhã na tarde da última quinta-feira. “Em seguida vieram os primeiros contatos com a editora e tal dúvida foi se esvaindo, dando lugar à sensação altamente prazerosa de estar compartilhando com outras pessoas minhas vivências, minha forma de ver a vida... A relação com a Editora Armazém foi muito gratificante. Todos se mostraram pessoas amigas, profissionais dedicados, que me ajudaram a superar com tranquilidade a insegurança que acho devem ser normais e comuns a todo escritor iniciante,” comentou, acrescentando: “Com base no retorno altamente positivo que já estou tendo por parte de muitos dos que já leram o livro, posso afirmar que valeu a pena superar as dúvidas e inseguranças iniciais e que escrever e publicar um livro é uma experiência realmente maravilhosa, que espero ajude outras pessoas a refletirem sobre seus passos e atos, o que, certamente, tornará as melhores em seus caminhos futuros.”
E, por falar em futuro, quais são seus planos em relação a literatura? À pergunta feita pela reportagem do Caderno 2 a resposta veio rápida e firme: “Gostei tanto da experiência de escrever e publicar “Camisa nova, seu doutor?” que já estou pensando em me aventurar numa obra de maior fôlego, quem sabe um romance.”

O AUTOR - José Bitu Moreno nasceu em abril de 1959 na pequena cidade de Várzea Alegre, no interior do Ceará. Médico formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em cirurgia geral e cirurgia vascular, com mestrado na Unesp / Botucatu, doutorado em Frankfurt e pós-doutorado em Freiburg, na Alemanha, pesquisador pela DFG (Deutsche Forschrung Gesellschaft), em Frankfurt, é docente - desde 1988 - da Faculdade de Medicina de Marília, onde é chefe da disciplina de Cirurgia Vascular.

A EDITORA - A cultura e suas variáveis têm o poder de transformação, quer seja através do aprendizado, da educação formal ou informal, do conhecimento, do crescimento pessoal e social, de descobertas individuais ou grupais. Sua realização está embasada no tripé: autor, livro e público, tendo como intermediador, a editora. Ao autor cabe a tarefa de desenvolver e criar o conteúdo pesquisado e de transformá-lo em livro que atenda as exigências dele mesmo e do leitor, quer sejam de caráter profissional, quer sejam para seu deleite e lazer.
O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento. É a expressão individual de seu autor: uma publicação única; o segundo no tripé da cadeia de divulgação da cultura. Seu principal alvo é o público. Nesse elo, o papel de uma editora é importantíssimo: envolve o autor, o livro e o público. A tarefa da editora é a responsabilidade para com a obra e seu autor; a obra e sua divulgação; o autor, a obra e seu público leitor.
Tendo como sócios-editores Anette Vernaschi Toppan e Bernardo Carrero Filho, a Editora Armazém foi criada para suprir a carência de Marília e região nessa área. Surgiu com o objetivo de editar obras de caráter educativo e cultural para propiciar aos autores e ao público uma ponte que amenize as dificuldades de transformar em livro ideias (ou pesquisas) viáveis.
A primeira publicação da editora foi “Have I Told You”, de Anette Vernaschi Toppan, livro de inglês para conversação como prática concreta da língua inglesa, com técnicas avançadas de aprendizado do idioma como segunda língua, para adolescentes e adultos, lançado em novembro de 2010.

SERVIÇO - O Armazém Abuelos, onde nesta segunda-feira, das 20h às 22h, acontece a noite de autógrafos do livro “Camisa nova, seu doutor?, de José Bitu Moreno, fica na rua Bahia, 698 (próximo a Emei Monteiro Lobato). A Editora Armazém está localizada na av. Nelson Spielmann, 120 - Loja 3. Mais informações: tel. 3306-4641.

fonte do jornal da manhã Marília São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário