sábado, 17 de setembro de 2011

PEDRO SOUSA - O OITO BAIXOS DO FORRÓ BONITO


Pedro Bezerra de Sousa, nascido em 03 de Fevereiro de 1939, no sítio Roçado de dentro, município de Várzea Alegre, estado do Ceará. Filho de Antonio Sousa Rego e Leolina Alves bezerra. Agricultor casou-se em 1961, com a Srª Liêda Vieira de Sousa, filha de Joaquim Vieira Costa e Maria Vieira. Do seu casamento nasceram 06 filhos: Raimundo Nonato Vieira de Sousa, Joaquim Vieira Neto, Ermelinda Vieira de Sousa, Antonio Roberto Vieira de Sousa, Francisco Fernando Vieira de Sousa e Pedro bezerra de Sousa Júnior, que lhes deram 15 netos: Lucas, Felipe,Arthur, Larissa, Pedro Francisco, Lívia Maria, Thiago, Leonardo , Jéssica, Joyce, Thuiane, Matheus, Breno, Mariana, e Pedro Augusto.

Ainda muito jovem evidenciava as tendência artísticas inspiradas no seu genitor, o Poeta Antonio Sousa. O pífano foi o primeiro instrumento tocado pelo relevante musico que logo em seguida dominava quase todos os instrumentos que ele chegara a conhecer. Quer sejam esses de corda, de sopro, percussão ou teclado, tendo dominado totalmente o instrumento que era o seu Xodó o fole de oito baixos. Tendo certa vez em uma Gincana na escola Dr. Pedro Sátiro, antiga Presidente Castelo. Executado fluentemente bem nada maia nada menos que 32 instrumentos musicais.

A sua primeira grande festa foi realizada no sitio Roçado de Dentro lugar onde nascera. Tendo por um bom período feito inúmeras apresentações em fortaleza, chegando a apresentar-se também em São Paulo.

Pedro Bezerra de Sousa, foi sem dúvidas, um dos maiores nomes da musica varzealegrense, aparecendo no cenário regional, apresentando-se e também pelas suas composições gravadas por outros artistas, tais como César do acordeom, Chico de Teresa, Nonato Luiz, Luizinho Calixto, dentre outros. Sua obra consta de no mínimo 50 composições.

Gravou no ano de 1967 o compacto castigando os oito baixos, em 1986 o LP Forró Bonito e por ultimo em 1997, o CD Isso é que é forró, tendo para este ultimo recebido o apoio institucional do governo do Estado através da Lei nº 12,464. Lei de incentivo a cultura. Os demais trabalhos foram realizados de forma independente.

Foi jurado e também atração em vários festivais culturais em nosso município e cidades vizinhas. Foi também locutor na Radio Cultura de Várzea Alegre, apresentando o programa forró no varandão.
Faleceu a 17 de setembro de 2000, deixando o seu nome marcado na historia e uma grande lacuna na cultura deVárzea Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário