domingo, 13 de março de 2011

No deserto com Jesus


No primeiro domingo da Quaresma somos convidados a caminhar com Jesus pelo deserto e de uma maneira especial meditar sobre a presença de Jesus em jejum e silêncio no deserto, local onde foi tentado pelo demônio.
A Sagrada Escritura revela o deserto como um lugar de revelação, foi no deserto que Deus se revelou a Moisés e a Elias, por exemplo, foi pelo deserto que Deus fez o seu povo caminhar. Também temos o deserto como lugar da grande provação, pois foi no deserto que o povo tentou a Deus!
A Igreja nos convida a entrar com Jesus no deserto e onde este se encontra? O deserto ao qual somos convidados agora é o silêncio para ouvir Deus falar, a oração permanente em meio à velocidade destrutiva com o que o mundo em que vivemos trata as coisas e principalmente a rejeição de tudo aquilo que é desnecessário em nossas vidas.
O deserto faz parte da vida do Filho de Deus. Muitas são as ocasiões em que Jesus se retira sozinho e em silêncio, deixa os seus amigos e a multidão de seguidores para ficar em oração com o Pai. E isto ele pediu também a seus discípulos: "quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta". (Lc 6,6) O quarto aqui é sinal de total entrega e disciplina na oração, é sinal da abertura do coração para Deus sem que nada deste mundo nos afaste dele! Nem nossos celulares, nem nossos amigos que estão ao nosso lado nas missas e encontros! Muito menos aquele comentário maldoso que aquelas pessoas amarguradas com a vida fazer dentro das missas, ofendendo os irmãos e irmãs.
A Quaresma deve ser vivida nesta espiritualidade de deserto sem palmas, sem percussões, no silêncio e na atenção! A palavra maldosa pode destruir a vida de alguém, mas se ela for verdadeira, expressando nossa vontade em fazer o bem, pode ser sinal e semente de algo novo que possa brotar neste mundo tão chagado pela falsidade e má vontade.


Na nossa cultura moderna, a beleza da interioridade, que a solidão, o silêncio e a oração constroem, desaparece facilmente.

É-nos imposto uma necessidade constante de ruído. Quantas pessoas não ligam a televisão ou o rádio para não se sentirem só. O silêncio é visto como algo negativo, como ausência de algo, e não como algo para saborear, uma presença, condição para qualquer presença verdadeira.

O mundo silencioso não é um mundo vazio, mas oferece-nos a possibilidade de nos concentrar e ter uma vida interior…uma vida de intimidade que nos abra para Deus.



Meditemos as palavras que D. Jorge, Arcebispo de Braga, dirigiu aos cristãos na sua mensagem para a Quaresma:

“A solidão proporciona um encontro com o eu, com a Palavra meditada, com a análise serena dos acontecimentos da vida, com a companhia de um bom livro… (…)

Sugiro por isso, uma Quaresma de espaços de deserto onde se deixam as preocupações quotidianas e, com mais ou menos tempo, me encontro comigo ouvindo o silêncio interior.”.
por Padre Dalmo Radimack

http://dalmoradimack.blogspot.com

Um comentário:

  1. Sou padre Dalmo Radimack da Arquidiocese da araíba. Acabo de publicar o meu primeiro livro chamado Jesus de Nazaré e a Maldição da Cruz.

    Gostaria que fosse divulgado no site de vocês com o intuito de me ajudar a disponibilizar esse trabalho.



    Pode ser comprado no valor de R$ 20,00

    Locais:



    Secretaria Paroquial de São Pedro e São Paulo - Santa Rita/ PB

    Cúria Metropolitana - Situada à praça Dom Adauto em João Pessoa /PB

    Livraria Família Cristã - Situada à praça Dom adauto em João Pessoa /PB

    Livraria Consolaçao - Vizinha à Basilica de Nossa Senhora das Neves - João Pessoa /PB



    Para quem está fora de João Pessoa, o livro pode ser adquirido mediante acerto feito por meio do email



    linhalternativadrs@hotmail.com

    ResponderExcluir