segunda-feira, 12 de setembro de 2011

100 ANOS DE RAIMUNDA MORENO


Meus caros irmãos cedrenses, tenho a alegria de divulgar neste blog o aniversário de 100 anos de Raimunda Moreno de Araújo, ocorrido neste dia 04, comemorado em Fortaleza ao lado dos seus familiares e amigos.

Raimunda Moreno, filha única de José Moreno de Araújo e de Vicência Moreno de Araújo, nasceu no sítio Baixio do Gabriel, no distrito de Assunção, em 1º de setembro de 1911. Era casada com o pernambucano José Quirino da Rocha, que faleceu em 1985. Da união do casal nasceram 8 filhos: Adailti Moreno, Eneide Maria, Erenita Moreno, Elba Moreno, Maria de Fátima, José Moreno, Eldair Moreno e Luiz Claudio, 18 netos, 10 bisnetos e 2 tataranetos.

A população cedrense tem na pessoa de Raimunda Moreno, a merendeira da Escola Gabriel Diniz, um exemplo de uma mulher determinada, religiosa e amorosa com todos.

Partiu dela uma geração de trabalhadores, uma vez que esta centenária viu Cedro praticamente nascer.

A nossa cidade tem 90 anos e os 100 anos de Raimunda Moreno explica a paixão que ela devota ao município. São muitas histórias para contar.

Muitos provaram da deliciosa comida feita por Raimunda Moreno, que acolheu em sua “pensão” autoridades, amigos e todos aqueles que procuravam o local para saciar a fome, ou mesmo para uma estadia, boa conversa, e o cafezinho servido à moda do nosso interior.

Quando vejo Raimunda Moreno, vejo a história de Cedro e da sua histórica ferrovia. Os passageiros de trem que viajavam por Cedro, como os corretores de algodão, professores do Senai e outros, eram acomodados em seu estabelecimento.

A lucidez de Raimunda Moreno me impressiona. Ela lembra com graça, partes importantes da história de Cedro. Ri dos fatos contados pelos hospedes e conta os seus feitos com alegria.

Talvez esta seja uma receita para viver feliz, para viver 100 anos. Pessoas como ela tornam a vida mais leve e nos apontam que o horizonte sempre está um passo à frente.

Eu tive o privilégio de estar em sua festa de aniversário. Presenciei a atenção que a centenária Raimunda Moreno recebeu e recebe dos seus familiares, e é justo que seja sim, pelo seu modelo exemplar de vida.

Então, sigamos o exemplo de vida de Raimunda Moreno e façamos valer a vida todos os dias. Para ela, não apenas os votos de parabéns, mas, a nossa interseção a Deus para que a cubra de bênçãos e saúde.

Abaixo, uma poesia de Cândido BC Neto, em homenagem a Raimunda Moreno, extraída do livro “Berra alto que o curral é grande”. O autor esteve presente no centenário da homenageada.

RAIMUNDA MORENO

raimunda
banqueteira dos seiscentos mil diabos
fazendo festa até pros representantes dos demônios

conta pra mim aquela estória de novo
conta velha, que lhe darei
um pedaço do mundo

e os meninos corriam
ouvindo o som dos gritos
altos, brutos e sem moral...
(quem já viu gente boa ter moral?)
de raimunda, sempre com a bola do olho preta

banqueteira
aquele ‘‘doutô’’ nem sonha
com seus banquetes sofridos
de ‘‘baião-de-dois com toucim torrado’’
e às vezes quando faltava o toucim...

raimunda
ainda hoje guardo nossos segredos
que escondemos no baú
com medo de complicar Deus

eu me lembro
e hoje farei dos seus capuchos brancos
o travesseiro pros meus sonhos,
e sonharei gritando ao mundo
aquilo que vovó já dizia:

raimunda
você não é preta
você não é morena
você não é branca
não é mameluca
você é azul
um azul assim
miudim
do tamanho
do que Deus
derramou no céu.


Doutor Nilson Diniz

Via E-mail

Um comentário:

  1. Boa Noite, gostaria de conversar com Israel Batista a respeito de Dona Raimunda Moreno! Me chamo Tiago Moreno e moro em São Paulo, meu e-mail é este: tiagomoreno@outlook.com . Se possivel entre em contato que esclarecerei melhor. Obrigado.

    ResponderExcluir