quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NONATO ROLIM


José Nonato Rolim nascido em 14 de maio de 1896, em Olho D’água do Melão hoje Distrito de Felizardo na cidade de Ipaumirim. Filho de Félix Antônio Duarte e Josefa Rolim de Albuquerque, isso do terceiro casamento do seu pai, da qual ele só teve um irmão desse matrimônio, o seu irmão se chamava Joaquim Félix Rolim (Joaca).

Nonato Rolim aos quatro anos perdeu o seu pai e órfão de mãe aos doze anos, foi criado na casa de seu irmão Herculino e, posteriormente junto aos irmãos felizardos, ou seja, sob os cuidados de sua irmã (do primeiro matrimônio) Joana Maria de Lima (Dondon), esposa de Vicente Felizardo Vieira. Ainda jovem, enfrentou a vida como comboieiro. Na compra e venda de animais, tornou-se mais tarde um grande pecuarista. Casou-se em 1919 com Inês Batista de Freitas, de cuja união nasceu cinco filhos.

Do segundo casamento com uma prima legítima de Inês, de nome Antonia Batista de Morais, também houve cinco filhos, residiu muito tempo no sítio na cidade de Várzea Alegre e depois se mudando para a mesma cidade até o seu falecimento em 1992 aos 96 anos, 03 meses e 06 dias.

Nonato Rolim foi um homem íntegro honesto e de bom caráter. Sua pessoa conseguiu o respeito de toda a população varzealegrense, seus filhos são todos homens digno e cidadãos de bem, respeitando o nome do homem que foi NONATO ROLIM.

Transcrito do livro “Em Família” de Maria Flaucineide Vieira e Raimunda vieira Rolim (Mundinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário