sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FEIJOADA PAGÃ


Embora a feijoada seja um prato tipicamente brasileiro, apreciado em todas as regiões do país, sua origem encontra divergências entre os historiadores. A corrente defensora de que a iguaria surgiu nas senzalas explica que os escravos aproveitaram as partes do porco não utilizadas pelas cozinheiras da casa grande para temperar o feijão preto.

Em uma pequena cidade do interior nordestino, na década de noventa, logo após a cerimônia de batizado, o pai e padrinho da criança resolveram organizar uma feijoada para familiares e amigos. Os compadres, colegas de trabalho, dividiram as responsabilidades. Um se obrigou a comprar o feijão preto e o outro a conseguir os ingredientes.

Ao chegar a sua casa, o pai da criança batizada logo providenciou o feijão e o colocou para cozinhar numa grande panela. Pouco depois os convidados começaram a chegar sem que aparecesse o combinado tempero da feijoada. Até que de repente, bastante suado, surgiu o compadre trazendo na cabeça um grande aparelho de som e duas caixas. Ofegante, foi logo dizendo ao dono da casa:

- Pronto, cumpade, é só ligar. Taqui o grediente que prometi.

Decepcionado, o pai da criança recém batizada retrucou:

- Mas cumpade, tu é muito atroiado. Tu pensa quegrediente é só marca de som é? 3 em 1 potente eu também tenho. Era pra tu trazer o grediente da feiojada, homi.

Flávio Cavalcante
http://pedradeclariana.blogspot.com

Um comentário:

  1. Valeu, grande Poeta, pelo prestígio emprestado ao Blog Pedra de Clarianã...
    Grande abraço...

    ResponderExcluir