terça-feira, 31 de maio de 2011

PRESIDENTE Dr. GILDÁSIO OLIVEIRA LEVA CÂMARA DE VEREADORES AO DISTRITO DE LAGEDO

As sessões itinerantes realizadas pela Câmara de Vereadores de Cedro, sob a presidência do vereador do PP, Dr. Gildásio Oliveira, vem cumprido o objetivo de aproximar os vereadores das comunidades. Depois de passar por Caiana e Candeias, neste sábado, dia 28 de maio, a Sessão Itinerante da Câmara foi realizada na sede do distrito de Lagedo.

No início da sessão, o presidente abriu espaço para Jonatas Mendonça, representante da Associação dos Ferreiros Artesãos Víctor, que relatou sobre as principais reivindicações da referida associação, destacando a construção de um abrigo na entrada do distrito, melhoria na qualidade do transporte escolar, a presença de um médico na equipe do PSF, reforma da escola e um meio de transporte para condução dos artigos produzidos pela associação dos ferreiros da comunidade. Os vereadores ouviram atentamente o pronunciamento de Jonatas Mendonça e deixaram claro, as manifestações de apoio ao pedido do representante da associação.

O presidente da Câmara, Gildásio Oliveira, destacou que as sessões itinerantes são proveitosas e que as reivindicações apresentadas são justas. O vereador salientou que o abastecimento de água da Timbaúba só se concretizou pelo trabalho dos vereadores e pelo apoio do deputado e atual secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho.

O parlamentar lamentou que apesar do farto recurso financeiro que entra na prefeitura de Cedro, pouco o poder Executivo tem feito pela comunidade de Lagedo. Gildásio Oliveira fez referência ao abastecimento de água de Lagedo, que sai do Ubaldinho via Riacho São Miguel, num projeto de condução da água por gravidade e não por uma adutora, que compromete a qualidade da água servida à população.

Em defesa da atual gestão da Câmara, Gildásio Oliveira reclamou dos repasses do duodécimo da prefeitura para o Legislativo, não havendo alteração da gestão da Mesa Diretora passada para a atual.

Dr. Gildásio esclareceu que a Câmara de Vereadores vem realizando um trabalho sério e transparente, fazendo licitações e divulgação do trabalho dos vereadores, fato que vem incomodando algumas pessoas, e que alguém, com o intuito de “bajular” o prefeito João Viana (PP), usando uma emissora de rádio da cidade levanta dúvidas sobre os trabalhos da Câmara, afirmando que a Casa faz gastos desnecessários.

Citando que não tem nada a temer e que a transparência na condução da Câmara será marca da sua gestão, Gildásio Oliveira disse que continuará trabalhando de forma correta e que o site da Câmara é uma porta que a população tem aberta para acompanhar as atividades do Legislativo.

Em Lagedo, Dr. Gildásio deixou clara a importância dos trabalhos das comissões da Câmara que têm visitado obras em execução no município e obtido resultados positivos. O vereador ainda lamentou o fato de Cedro está inscrito no Cadin, por problemas de dívidas com o INSS, o que poderá gerar prejuízos financeiros ao município.

CONFIRA O QUE OS OUTROS VEREADORES DISCUTIRAM NA SESSÃO ITINERANTE:

VEREADOR EDVAN SALES (PTB) - Primeiro a usar a tribuna, o edil falou da sua felicidade por estar no distrito que lhe deu ampla votação. Reportou-se a importantes requerimentos de sua autoria em prol do distrito. Falou do relevante trabalho dos ferreiros da comunidade e lamentou a falta de maior apoio por parte do Executivo municipal a estes trabalhadores. Lembrou o compromisso do governo do Estado de asfaltar a estrada que liga a CE- 153 até o distrito de Lagedo, e apelou aos colegas que intercedam para que essa estrada passe pela localidade, o que beneficiará os dois distritos - Lagedo e Várzea da Conceição. Falou da necessidade de maior divulgação dos produtos da Associação dos Ferreiros de Lagedo. Cobrou a reforma da escola do distrito e finalizou reafirmando o seu compromisso com o povo do Lagedo, inclusive na luta para conseguir um trator para servir a comunidade.

VEREADOR FRANCRE ALVES (PP) - Feliz por participar de mais uma sessão itinerante, o vereador reiterou que está pronto para levar sempre as necessidades da comunidade até o prefeito João Viana (PP). Reportou-se ao recente falecimento do jovem “Roberto”, morador de Lagedo, que deixou a comunidade consternada, razão pela qual pediu uma Moção de Pesar do poder Legislativo para a sua família. Disse que esteve presente na solenidade de reabertura do matadouro público de Cedro, no dia 27 de maio, e que lá, constatou um grande número de pessoas que expressaram a alegria por conta da decisão judicial que autorizou o funcionamento do matadouro. Reconheceu que o prefeito municipal vem atendendo as comunidades dentro das condições do município e destacou as melhorias na estrada do distrito e o grande trabalho do prefeito para levar água encanada para o Lagedo. Finalizou parabenizando o poder Executivo municipal pelo desenvolvimento proporcionado ao município de Cedro.

VEREADOR ANTÔNIO HÉLIO (PSDC) - O edil disse que estava disponível para fazer um trabalho de apoio à Associação dos Ferreiros de Lagedo. Sugeriu que a Câmara municipal viabilizasse uma forma de apoio cultural para os eventos da comunidade, e que o líder da bancada governista, vereador José de Araújo (PP), busque apoio também junto ao poder Executivo para a associação. Relatou acerca do reajuste salarial para os profissionais de saúde do município, e disse que é fato consumado, mas requereu verbalmente que o percentual seja de 25% para todos os profissionais da área. Destacou que o prefeito João Vianna (PP) está sensível aos problemas do distrito de Lagedo, e que inclusive, já foi feita uma pequena melhoria na escola e existe um projeto para uma reforma geral da unidade de ensino da comunidade. Enalteceu as obras de piçarramento da estrada que liga os distritos de Lagedo a Várzea da Conceição e disse que o abastecimento d’água da comunidade foi também uma grande obra do atual prefeito, que a seu ver, vem tendo um carinho especial com o distrito. Finalizou registrando que das 7 cidades que formam a crede da educação, a escola do distrito de Assunção foi agraciada com o prêmio Escola Nota 10.

VEREADOR JOSÉ DE ARAUJO MANZOLILLO LOBO (PP) - Falou da sua boa vontade em ajudar o distrito de Lagedo onde obteve expressiva votação, e que não cansará em buscar melhores condições de vida para o povo do distrito. Se prontificou a lutar junto com os demais vereadores em prol da Associação dos Ferreiros de Lagedo. Informou que conversou com o prefeito municipal, João Viana (PP), acerca de uma sala de multimeio para o distrito, e espera que a construção da sala e a reforma da escola aconteçam o mais breve possível. Falou sobre o trabalho da secretaria de Educação do município e parabenizou o prefeito municipal pelas realizações em benefício de Lagedo, destacando abastecimento d’água e melhoria de estradas na comunidade.

VEREADOR GILBERTO BARBOSA (PRB) - Fez um relato da importância da Sessão Itinerante, e ressaltou que depois do pleito eleitoral, não existe na Câmara vereador de “oposição nem de situação” e que todos trabalham em prol do povo. Asseverou que quando faz denuncias contra o governo municipal é porque os “reclames” vêm da população, e que não tem interesse em prejudicar nenhuma administração. O vereador declarou que acha que o contraditório é importante e a oposição surge com a vontade do povo. Evidenciou que é importante a divulgação do trabalho do vereador e lamentou que no município de Cedro existam pessoas pagas com recurso públicos para manchar a imagem do poder Legislativo, mas que, com a Sessão Itinerante, o povo presencia o verdadeiro trabalho do vereador. Reportou-se a requerimentos e projetos de sua autoria que favorecem o distrito de Lagedo, e lamentou que infelizmente para muitos destes projetos o Executivo faz ouvido de mercador. Salientou que as comunidades, estando com os projetos nas mãos, a bancada estará pronta para buscar as liberações junto ao deputado Mauro Filho, e lembrou que é na elaboração dos projetos que deveria existir a contribuição do poder público municipal. Finalizou dizendo que a pavimentação asfáltica prometida pelo governo do Estado, trará grandes benefícios para a região de Lagedo e que, se for viável, estará junto aos colegas na luta para que a estrada passe dentro do distrito de Lagedo.

VEREADORA ANA NILMA (PSDB) - Iniciou seu discurso destacando o valor das sessões itinerantes que a Câmara vem realizando, e disse que é importante que o povo conheça os seus direitos para cobrar melhor. Informou sobre cifras de recursos de valores expressivos que entraram no município de Cedro - mais de três milhões e quinhentos, só nos últimos dois meses, além de verbas para calçamento, praças, aquisição de transportes, estádio Montevidéo, resultando numa somatória gigantesca de recursos sem a devida divulgação, numa demonstração de falta de transparência do atual governo municipal. Alertou que o Município precisa administrar bem esses recursos. Orientou que, apesar do volume de recursos que entram no município de Cedro, muitas escolas estão na mesma situação da escola de Lagedo, assim como também o posto de saúde, que não passou por reforma nos últimos anos. Lamentou a falta de médico no posto de saúde do Lagedo há mais de seis meses, e que o enfermeiro da equipe Saúde da Família “leva o PSF nas costas”. Referiu-se também ao caso da agrovila Ubaldinho, onde sempre tem faltado o médico na equipe do PSF. Alertou que pouco tem sido feito para melhorar a qualidade de vida do povo do Lagedo, afirmando que a água da comunidade foi um projeto do prefeito antecessor ao prefeito João Viana, no caso, Rodrigo Araújo, e que a verba era federal, através da Fundação Nacional de Saúde - Funasa. Citou que tem conhecimento de reclamações da população sobre a péssima qualidade da água que chega nas residências. Lembrou ainda o débito da gestão do atual prefeito com as associações comunitárias, incluindo a Associação Comunitária do Sítio Mucurure, que aguarda receber os recursos ainda do ano de 2009. Disse ter conhecimento de um pagamento no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), feito a Associação Comunitária Manoel Alves de Matos, e a contratação do serviço da Associação Comunitária 07 de Abril, no valor de R$ 1.040,00 (um mil e quarenta reais), o que comprova a importância do trabalho de cobrança feito por sua parte. Finalizou requerendo verbalmente a melhoria na estrada que liga a sede do município ao sítio Umari Torto, visando às festividades do padroeiro daquela comunidade.

blog do doutor nilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário