quinta-feira, 26 de maio de 2011

CONCURSOS LITERÁRIOS


IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011


O concurso cultural denominado IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011 é promovido pela Canon do Brasil Ind. e Com. Ltda, pessoa jurídica estabelecida na Cidade de São Paulo, inscrita no CNPJ sob o nº 046.266.771/0001-26, pela Fábrica de Livros, selo editorial do Grupo Editorial Scortecci, para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes no Brasil.
Tem por objetivo descobrir novos talentos, promover a literatura e difundir a impressão digital de livros no Brasil. Este concurso é exclusivamente de cunho cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos concorrentes, estando aberto à participação de todos que assim o desejarem, sendo promovido pela empresa de acordo com a Lei n. 5768/71 e Decreto 70.951/72.

REGULAMENTO

Inscrições: até 15 de junho de 2011.
Ao fazer a inscrição, o Autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra em antologia e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
O Autor poderá participar com 1 (uma) POESIA, de no máximo 5 (cinco) mil caracteres. Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
O tema é livre e a inscrição grátis. A POESIA deverá ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo. Não há obrigatoriedade de ser inédita.
Inscrições somente pela Internet através do Portal Concursos e Prêmios Literários.
A Parceria Canon do Brasil e Grupo Editorial Scortecci escolherão uma Comissão Julgadora composta de três membros de renomado prestígio literário e uma Comissão Organizadora que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.

PRÊMIO:

Publicação da obra em antologia do IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011, selo editorial Fábrica de Livros / Scortecci, reunindo por ordem alfabética, 50 (cinquenta) POESIAS e seus AUTORES (minibiografia), conforme seleção e escolha irrevogável da Comissão Julgadora.
Características da obra: 1500 (mil e quinhentos) exemplares, formato 14 x 20,7 cm, com aproximadamente 100 páginas, ISBN e Ficha Catalográfica.
A obra NÃO será comercializada e sua venda proibida.
Os 50 (cinquenta) participantes escolhidos com as melhores POESIAS receberão como prêmio e a título de Direito Autoral, 10 (dez) exemplares da obra, além da divulgação e promoção da poesia pela Canon do Brasil pelo período de um ano em ações de Marketing e Propaganda.

Os livros de direito dos Autores Vencedores serão entregues no dia do lançamento da Antologia, em data e local a ser definido, posteriormente, pela Canon do Brasil. Os Autores Vencedores que não puderem comparecer ao evento receberão seus livros pelo correio.

CRONOGRAMA:

- Inscrições: Até 15 de junho de 2011.
- Período de seleção: Julho e Agosto de 2011.
- Resultado: Setembro de 2011.
- Edição e Impressão da obra: Outubro de 2011.
- Lançamento da Antologia, em São Paulo, Capital: Dezembro de 2011.

INFORMAÇÕES:
premiocanon2011@concursosliterarios.com.br
Telefones: (11) 3032.1179 ou (11) 3032.6501

CONCURSO CULTURAL LER É PRECISO

Ecofuturo lança 7ª Edição do Concurso Cultural Ler é Preciso

Com o tema "Vamos Cuidar da Vida", o Instituto Ecofuturo lança o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. Cerca de 70 mil escolas, 6 mil bibliotecas públicas e comunitárias e 800 organizações sociais em todo o Brasil foram convidadas a ler, conversar e escrever sobre os cuidados com a vida, de forma alegre, leve e inteligente.

A 7ª edição do Concurso será realizada 100% via internet. O site com as informações, o Passo a Passo para as escolas analisarem e selecionarem os textos mais expressivos e bem escritos que as representarão no Concurso e as instruções sobre Como Participar já está no ar. As inscrições abrem em 1º de março. No site do Concurso também há a Biblioteca Virtual , espaço com diversos materiais de referência que conta com publicações inéditas, produzidas especialmente para o projeto, além do Livro do Professor.

Com pesquisa e texto produzidos pela educadora Maria Betânia Ferreira, o Livro do Professor contextualiza como o tema pode ser tratado de forma atraente, intensa e criativa em cada uma das categorias previstas no Concurso, tudo pensado de forma muito cuidadosa, respeitando as características dos tipos diferenciados de público, seus desafios, necessidade e as facilidades de cada faixa etária. Estas informações são entrelaçadas por referências literárias, que são a base privilegiada de leitura e de reflexão nesta edição do Concurso.

Para contribuir com o clima de entrosamento e muito bate-papo em sala de aula, a escritora Heloisa Prieto foi convidada a resgatar o sentido de cuidado presente nas redações premiadas nos seis Concursos anteriores para compor o livro "Fazendo mágica com as palavras": um material inédito e precioso para o professor, pois lá estão depoimentos de fonte direta sobre o que pensam, sentem e como se expressam as atuais gerações.

A publicação "Cuidados com a vida" foi idealizada para oferecer amplitude de reflexão sobre o tema aos participantes: 20 escritores e personalidades que fazem a diferença foram convidados a escrever sobre como o cuidado está presente em suas vidas pessoais e profissionais. Nesse livro, o rabino Nilton Bonder, a chef de cozinha Carla Pernambuco, o neonatologista Carlos Eduardo Ferreira, o filósofo Mario Sergio Cortella, a psicóloga, publicitária e deputada federal Mara Gabrilli, o astrólogo Osmar Quiroga, o velejador Lars Grael e muitos outros contribuem com a percepção sobre as diversas formas de cuidado que podemos ter com a nossa vida, a vida do outro e a vida do planeta.

A proposta do Ecofuturo é promover o pensamento, o bate-papo, e ouvir de fonte direta o que pensam crianças, jovens e adultos sobre os cuidados com a vida, partindo do princípio de que somos coautores de tudo o que ocorre ao nosso redor e, portanto, de uma vida melhor, sustentável e mais gentil: coisa que se faz no dia-a-dia e no detalhe de cada gesto.

Categorias e gêneros de texto

Na 7ª edição do Concurso podem participar crianças e jovens que estiverem cursando séries do ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio, estudantes das Escolas de Jovens e Adultos (EJA), professores e, pela primeira vez, profissionais de biblioteca e educadores sociais.

Todo o material de apoio incentiva à busca por fontes de referências que possam ser discutidas em sala de aula e usadas no esclarecimento de conceitos e idéias para a produção dos textos.

Para esta edição, a primeira totalmente realizada em ambiente virtual, a expectativa é atingir milhares de pessoas em todo o Brasil. Na última edição, realizada em 2007, cerca de 550 mil alunos foram impactados e 30 mil redações foram recebidas. Os 60 melhores textos, junto com 600 pérolas (fragmentos de texto que tocam o leitor) foram publicados no livro "Inventário do que Podia Ser Bem Melhor e Será o Melhor Lugar do Mundo". Esta e todas as demais publicações realizadas pelo projeto estão disponíveis para consulta e download no site


Seleção dos textos e premiação

Um grupo seleto de jurados, formado por especialistas de diversas áreas de atuação profissional e formação, analisará os materiais que chegarem ao Ecofuturo na busca dos textos que mais brilharam em originalidade e criatividade. Trata-se de um olhar gentil que procurará salientar os textos que desvelam um pouquinho da própria essência de seu autor.

Os autores das 60 redações que melhor traduzirem o conceito sobre os cuidados com a vida ganharão um notebook e uma coleção de clássicos da literatura, além de receberem certificado, troféu e terem seus textos publicados em livro, a ser lançado pelo Instituto Ecofuturo. Os vencedores serão conhecidos durante evento cultural que acontecerá em São Paulo.

Inscrições

O site com as informações e os materiais de referência para a produção dos textos já está no ar. As inscrições poderão ser feitas no período de 1º de março a 30 de junho de 2011 também pelo site.

Patrocinadores e Parceiros

O Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso é realizado pelo Instituto Ecofuturo e conta o patrocínio da Suzano Papel e Celulose, apoio do Ministério da Cultura, por meio da lei de incentivo à cultura, da EKA Chemicals, White Martins e Eternit.

A iniciativa conta com a parceria institucional da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Organização dos Estados Ibero Americanos e com outros parceiros como: Ministério do Desenvolvimento Social; Ministério da Educação, pelo Plano de Mobilização Social; Fundação Manoel Pedro Pimentel (Funap); Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; Fundação Bradesco; Fundação Gol de Letra; Aliança pela Infância; Todos pela Educação; Instituto C&A; Centro de Voluntariado de São Paulo; Alfabetização Solidária; Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE); Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e Editora Paulus.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma organização social de interesse público criada e mantida pela Suzano desde 1999. Para o Ecofuturo, a palavra é a ponte para a sustentabilidade, por isso, investe no Programa Ler é Preciso, por meio do qual promove a leitura e a escrita entre crianças, jovens e adultos em nível nacional. Também realiza projetos que promovem o desenvolvimento de práticas de gestão sustentável em reservas naturais e centros urbanos, como o Parque das Neblinas e o Programa Investimento Reciclável (PIR).

Mais informações para imprensa:
GWA Comunicação Integrada
(11) 3030-3000
Sabrina Daspett
sabrina@gwacom.com


I Prêmio de Poesia Cavalo Marinho - IDB
Poesia impressa / eletrônica
Tema: Livre
Atenção: (Sol e/ou Lua sua Luz - Brilho, reflexo e contraste)
Poesia visual - fotografia
Tema: Livre

Atenção: (Sol e/ou Lua sua Luz - Brilho, reflexo e contraste)
O "I Prêmio de Poesia Cavalo Marinho - IDB" produzido pelo Instituto Digital Boards visa à estimulação cultural de seus participantes, incentivando-os a literatura impressa e eletrônica e também leitura visual. Seu objetivo é difundir novos poetas, críticos e fotógrafos.

1. Participação.:
Será aberta a todos os autores que escrevam em Língua Português/espanhol residentes no Brasil ou não.

2. Inscrições.:
a) ABERTO - Inicio. 02.04.2011 até 28.08.2011
b) Inscrições gratuitas. Não será cobrada para este concurso/ prêmio nenhuma taxa.

c) Inscrições pelos correios: www.correios.com.br
Enviar a obra para o seguinte endereço:
Prêmio Cavalo Marinho - IDB 2011 -digitalboards- Inscrição
Av. Paulo de Frontim 464 - Rio Comprido - Rio de Janeiro -RJ - CEP 20261242 - Brasil.
Vale a data do carimbo postal dos correios.

d)O envelope deverá conter:

Modalidade: POESIA VISUAL - FOTOGRAFIA
- No mínimo uma e no máximo cinco fotos em papel fotográfico, (tamanho vs. resolução) = 2 megapixels = tamanho mínimo para impressão 14x20 em diante.
A foto deve ser enviada com pequeno texto poético do mesmo autor, criação livre. Mínimo 2 versos e máximo 30 versos. Sendo ao final gerada a obra (FOTO+versos) ou em papel separado A4.
identificada apenas por pseudônimo em seu corpo (nome artistico) atrás da foto ou,
por e-mail. nome da fota + pseudônimo.
Atenção: Ficha separada e preenchida totalmente.

Modalidade: POESIA IMPRESA OU ELETRÔNICA

- Duas cópias impressas da poesia em fonte Arial 12 ou Times, inédita, com no máximo 30 versos, identificada apenas por pseudônimo em seu corpo. Podendo ter sido visualizada ou divulgada na internet sendo sem registro em lugar especializado.
- Comprovante original do depósito bancário da taxa de inscrição; (não existe taxa para este Prêmio/concurso)
- E um envelope menor lacrado com os dados do escritor: Nome completo, endereço, telefone(s), e-mail, título da obra, pseudônimo, RG e CPF e ocupações profissionais. Obs.: Os resultados poderão ser enviados pelos correios, tais como quaisquer informação ou solicitação da Digitalboards -IDB, avisos de novos concursos ou editais e entrega de prêmios.

Inscrições por e-mail.
A obra deverá ser enviada para: cavalo-marinho-idb@bol.com.br
- O e-mail deverá conter 2 anexos:
- No primeiro anexo deverá constar a poesia fonte Arial 12, inédita, com no máximo 30 versos, identificada apenas por pseudônimo; Fotos e documento word(similar) .doc, gif, img, jpg.
- No segundo anexo deverá constar os seguintes dados do autor: Nome completo, endereço completo, inclusive CEP, telefone(s), e-mail, título da obra, pseudônimo, RG, profissão principal e CPF- fonte informação.

ATENÇÃO: CADA PARTICIPANTE PODERÁ PARTICIPAR COM UMA OBRA EM CADA MODALIDADE, caso venha participar das duas modalidades deverá informar: 02 modalidades dentro da carta lacrada de dados básicos.

e) Desclassificação
Serão desclassificados autores que não obedecerem aos critérios para a inscrição da poesia e não enviarem todos os dados pedidos no regulamento.
3. Modalidade.:
a) Todas.

b)Casos de plágio são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), sendo este desclassificado no ato.
4. Comissão Julgadora.:
As obras inscritas serão analisadas por uma equipe de 3 (três) jurados especialistas especialmente convidados para o prêmio e de experiência comprovada, e responsáveis por selecionar as obras vencedoras.
Serão considerados no julgamento: Correção de linguagem, beleza das imagens poéticas e originalidade.

- A decisão do júri é soberana e irrecorrível.
5. Premiação.:
O "I Concurso Nacional Poesia Cavalo MArinho-IDB", premiará os vencedores na seguinte ordem de classificação:
1° Lugar : ITABLET PC+ Certificado de Menção Especial expedita pelo Instituto Digital Boards + exposição do trabalho no site IDB + camisa do concurso".

Itablet Computer 2.1 Internet, Tablet E-book Pc , WI-FI - 1 colocado (primeiro) em cada modalidade

2 Lugar: Mini porta retrato digital + certificado de Menção expedita pelo Instituto Digital Boards + exposição do trabalho no site IDB + R$ 200,00 e camisa do concurso"


PowerPack Mini Porta Retrato Digital DPF-150 + R$ 200,00 + camisa+certificado
3 Lugar: Mini porta retrato digital + certificado de Menção expedita pelo Instituto Digital Boards + R$ 100,00 (cem reais) + camisa do concurso".


PowerPack Mini Porta Retrato Digital DPF-150 + camisa + R$ 100,00 + certificado
4 Lugar até 10 Lugar: Certificado de Menção Especial expedita pelo Instituto Digital Boards + camisa do concurso"

- O prêmio será enviado pelo correio no endereço cadastrado no formulario de inscrição ao final da página, comprovantes e certificados serão enviados pelo correios após data do resultado em até 30 dias.
O conteúdo do material enviado para o concurso ficará a disposição da Digitalboards - site -por período indeterminado, sendo mínimo de 12 meses após esta data, ou através de solicitação formal do autor o material poderá ser excluído ou extinto.
Nota: Para todos trabalhos inscritos será feito avaliação para futuros eventos como exemplo: Exposições, livros, cds, publicações em audiovisual etc. em todas possibilidades será enviado para o participante através dos correios seja postal ou eletrônico, convite para tal evento como autor, colaborador outro referente para aceitação e dúvidas.

6. Resultado.:

O resultado do concurso será divulgado em mídia eletrônica e impressa, inclusive aqui no site do INSTITUTO DIGITAL BOARDS. a partir do Dia 28.10.2011
A obra enviada não tem direitos autorais exclusivos com IDB, ficando livre o autor para reapresenta-la em outros eventos.
FICHA DE INSCRIÇÃO ( Em "editar", "selecionar "depois copiar "ctrl+c" e colar "ctrl+v" em formato word.doc ou similar ou no e-mail)

DADOS PESSOAIS:
Nome completo:
Data de Nascimento:
CPF:
RG:
CONTATO:
Endereço:
N. Complemento:
Bairro:
CEP:
Cidade/UF:
Tel. :
E-mail :

MODALIDADE:
Nome da(s) Obra(s).:
( ) Declaro que conheço as regras deste regulamento e envio minhas obras para apreciação dos responsáveis pelo evento em sua análise e utilização pelo Instituto Digital Boards Pesq e Audiovisual - IDB.
Como ficou sabendo do concurso/prêmio: ( ) buscador ( ) Internet ( ) jornal ( ) flayer rua
( ) cartaz ( ) amigos ( ) site especializado internet(concursosliterários).
Boa sorte, sua obra em movimento !!!

*O simples envio das poesias implica na aceitação direta deste regulamento.
MAIS INFORMAÇÕES OU DÚVIDAS FAVOR.:
E-mail: cavalo-marinho-idb@bol.com.br / digitalboards@bol.com.br / digitalboards@digitalboards.com.br
Site: http://www.digitalboards.com.br


Concurso de Crônicas - Laura Ferreira do Nascimento
REGULAMENTO

Art. 1º - Promovido pela Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e pela Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP (ADPCIM), o CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO tem por objetivo estimular a produção literária e incentivar a cultura premiando crônicas nacionais.

Art. 2º - Poderão participar do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO textos em língua portuguesa.

Art. 3º - O texto apresentado individualmente deverá ser inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica.

Art. 4º - Não serão aceitas nem obras póstumas nem assinadas por grupos.

Art. 5º - É vedada a participação de parentes – filhos, enteados, sobrinhos, primos, cônjuges (civil ou religiosamente casados ou em União Estável), irmãos, cunhados, pais, mães, padrastos, madrastas e avós – dos membros da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO.

Art. 6º - Cada concorrente poderá participar com APENAS UMA CRÔNICA, sendo vedada a co-autoria.

Art. 7º - O tema da crônica é livre.

Art. 8º - As crônicas não poderão exceder 2 (duas) páginas. Os autores devem utilizar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm (três centímetros).
Parágrafo único – O desrespeito às regras estabelecidas neste regulamento implica na desclassificação do concorrente.

Art. 9º - As inscrições estarão abertas de 1 (um) de fevereiro a 30 (trinta) de junho de 2011.

Art. 10 – Os trabalhos devem ser enviados pelos Correios em carta simples, registrada ou via Sedex para: CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO - Caixa Postal 457 – Maracaí/SP. CEP: 19840-000.
Parágrafo Primeiro – Os textos postados até 30 de junho de 2011, para tanto valendo o carimbo dos Correios, serão aceitos se chegarem impreterivelmente até 15 de julho de 2011. Os textos que chegarem após 15 de julho de 2011 serão automaticamente desconsiderados e imediatamente descartados.
Parágrafo Segundo – As entidades promotoras do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizam pelas correspondências que não chegarem ao destino.

Art. 11 – Os textos, em 5 (cinco) vias, páginas devidamente numeradas, deverão conter o título (centralizado) e o pseudônimo do concorrente (alinhado à direita, logo após o título).

Art. 12 – Junto com esse material deve ser encaminhado um envelope menor, lacrado, identificado externamente apenas com o título do trabalho e o pseudônimo do concorrente. O envelope menor deverá conter o título e o pseudônimo do trabalho, o nome do autor, endereço completo, telefones, endereços eletrônicos (e-mails), fotocópia de RG e curriculum de, no máximo, 1000 (mil) caracteres.

Parágrafo Primeiro – Os candidatos maiores de 18 (dezoito) anos devem enviar fotocópia do CPF, número de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional para que, eventualmente classificados, recebam o prêmio em dinheiro.

Parágrafo Segundo – Os candidatos menores de 18 (dezoito) anos, se classificados, deverão, no prazo de trinta dias após a divulgação dos resultados, enviar fotocópias do RG e do CPF do responsável, acompanhadas de autorização de recebimento dos valores e dos dados bancários (número de agência e de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional).

Art. 13 – O julgamento será feito por uma Comissão composta de intelectuais de comprovado conhecimento literário.

Parágrafo Único – Os nomes e as biografias dos membros da Comissão Julgadora estarão disponíveis em fins de setembro.

Art. 14 – A avaliação dos textos será realizada considerando a originalidade, a criatividade, a qualidade técnica e o respeito às especificações do art.8º e do art. 11.

Art. 15 – As decisões da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora são irrecorríveis.

Art. 16 – Serão selecionados 5 (cinco) textos.

Art. 17 – Os resultados serão divulgados em 15 de outubro de 2011, no mural da Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e da Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí (ADPCIM); na página da internet do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO – e da ADPCIM e nos programas da UMAC – União Maracaiense de Associações Comunitárias – na rádio comunitária de Maracaí (SP).

Parágrafo Único – A comissão organizadora enviará aos meios de comunicação os resultados do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizando, no entanto, pelo compromisso de divulgação nos mencionados meios de comunicação.

Art. 18 – Cinco concorrentes serão classificados e premiados da seguinte forma:

PRIMEIRO LUGAR: R$ 1.000,00 (mil reais) + certificado + livros
SEGUNDO LUGAR: R$ 500,00 (quinhentos reais) + certificado + livros
TERCEIRO LUGAR: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) + certificado + livros
QUARTO LUGAR: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) + certificado + livros
QUINTO LUGAR: R$ 100,00 (cem reais) + certificado + livros

Art. 19 – Após o término do concurso, os textos recebidos não serão devolvidos.

Art. 20 – A participação no CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

Art. 21 – Os casos omissos neste regulamento serão, de maneira irrecorrível, resolvidos pela Comissão Organizadora.

http://poearteditora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário