sexta-feira, 27 de maio de 2011

O guia do piloto

Salmo 119:129-136

Firma os meus passos na tua palavra… —Salmo 119:133

2 Crônicas 1–3
João 10:1-23

Durante a era da grande exploração marítima nos séculos 15 e 16, barcos a vela atravessaram vastos e temerários oceanos e navegaram por costas perigosas. Os pilotos utilizavam várias técnicas de navegação — incluindo um livro chamado “rutter” (o precursor da carta de navegação). Era um registro dos eventos feitos por viajantes que narravam seus encontros com águas desconhecidas e difíceis. Ao ler os detalhes de navegação em um “rutter”, os capitães podiam evitar casualidades e vencer águas turbulentas.

Em muitos aspectos, a vida cristã é como uma viagem; e o cristão precisa de ajuda para navegar nos perigosos mares da vida. Temos tal ajuda porque Deus nos deu Sua Palavra como um “rutter espiritual”. Muitas vezes, quando refletimos em uma passagem significativa, podemos lembrar da fidelidade de Deus em circunstâncias árduas. Como o salmista sugere, os riscos existem não apenas nas situações da vida, mas também em nossa tendência interior direcionada ao pecado. Devido a estas duas preocupações, ele escreveu, “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma” (Salmo 119:133).

Ao refletir no ensinamento da Bíblia, você será lembrado do cuidado de Deus, terá a garantia de que o Senhor o guiará em circunstâncias árduas e será alertado contra o pecado. Essa é a vantagem de termos um “rutter espiritual”.

Com a Palavra de Deus, como nossa carta — e Seu Espírito, a bússola, permaneceremos na rota certa.
27 de maio de 2011

Dennis Fisher

publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 2º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário