sábado, 10 de setembro de 2011

Comunicado da RBC ~ Nosso Pão Diário

X

Em abril de 1956, RBC Ministries em Grand Rapids, Michigan, EUA, iniciou a publicação do devocional Our Daily Bread (Nosso Pão Diário em português). Com o passar do tempo o devocional foi sendo usado por pessoas ao redor dos Estados Unidos e Canadá, e logo depois em diferentes partes do mundo.
Como a missão de Ministérios RBC é contribuir para que a sabedoria transformadora da Bíblia seja compreensível e acessível a todos, iniciou-se a tradução do devocional para que pessoas ao redor do mundo pudessem compreendê-lo em sua própria língua. Hoje o devocionário esta disponível em mais de 55 idiomas em cerca de 156 países.


No inicio da década de 1990 foi estabelecido um acordo com a Rádio Trans Mundial para distribuir a edição em espanhol de Nuestro Pan Diario na América Latina, e para traduzir e publicar a edição em português para o Brasil. A edição em português foi chamada Pão Diário.
Em 1999, descobriu-se que Rádio Trans Mundial no Brasil havia registrado a marca Pão Diário como propriedade sua, sem permissão de Ministérios RBC, autora do devocional. Apos inúmeras solicitações durante os seguintes 5 anos à Rádio Trans Mundial e o não acatamento da solicitação da devolução do titulo por direito, Ministérios RBC decidiu iniciar a publicação do devocional no Brasil sob o título Nosso Pão Diário.


Naquele tempo a Ministérios RBC decidiu não tomar medidas legais contra a Rádio Trans Mundial no Brasil. Para surpresa de Ministérios RBC, Rádio Trans Mundial exigiu o fim do uso do título Nosso Pão Diário, alegando ser muito similar ao deles. O não ajustamento implicaria em tomada de ações legais contra Ministérios RBC.
Por esses motivo, Ministérios RBC se viu forçada a recorrer à justiça para proteger a publicação iniciada e distribuída mundialmente desde 1956.


No dia 9 de agosto de 2011 o Juiz Federal Titular da 25ª Vara Federal de Rio de Janeiro deu a razão a Ministérios RBC e declarou que a Radio Trans Mundial não tinha o direito de registrar o titulo de uma obra da qual somente tinha a autorização para tradução e distribuição, e não direitos de propriedade sobre a mesma. Embora a sentença ainda esteja sujeita a recursos, Ministérios RBC confia no acerto da decisão e aguarda sua confirmação definitiva pela Justiça Brasileira.


Ministérios RBC se sente entristecida em virtude que esta causa tenha que ter sido submetida a um tribunal, perante um Juiz Federal, para ter de volta sua marca e que o assunto não pudesse ter sido resolvido de outra maneira como era seu desejo. Agradecemos a todos os amigos do ministério por suas orações e palavras de encorajamento durante estes anos tão difíceis e dolorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário