segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ser Professor de Educação Infantil.


Certo dia, passava a vista na programação (em minha opinião precária) da televisão e parei na Rede Globo, especificamente na novela de Gilberto Braga, Insensato Coração, a cena era com os atores Camila Pitanga e Antônio Fagundes, os dois discutiam por algum motivo quando ao personagem de Fagundes xingou a personagem de Camila de mimada, burra e completou com a seguinte frase:
- Parece professora de jardim de infância.

Eu sou professora de Jardim de infância e essa não fora a primeira vez que escutei coisas desse tipo em relação a esse profissional, percebi que as pessoas já criaram um rótulo injusto e desinformado de acharem que o mesmo pouco sabe.

Talvez, talvez o saber que essas pessoas queiram esteja longe demais do profissional que ensina muito mais que teorias.

Preciso dizer que o que aprendi na minha faculdade foi pouco e pequeno diante do que aprendi dentro de quatro paredes, com crianças de quatro anos.

Á todos aqueles que concordaram com a opinião do autor, lhes digo;

É o professor de Educação Infantil a quem aquela criança com medo de tudo, solta a mão de sua mãe e fazem-se juntas as nossas, dando início aos seu primeiro passo escolar. É ele que afasta o medo pelas coisas ainda não compreendidas, que lhe faz confiar que sua mamãe voltará pra buscá-lo.

É ele que entra cansado em uma sala de aula e diante da reação da turma, transforma numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender, é ele que pensa até que cor deve pintar o cabelo, pois até sua respiração é motivo de influência.

É aquele não é médico, porque um médico talvez não atendesse trinta pacientes ao mesmo tempo, mas que faz perfeitamente um curativo. Não é advogado porque não trabalha de terno e gravata, mas resolve inúmeras causas em uma só manhã. Não é psicólogo porque não atende em um consultório, mas aconselha e consulta com toda paciência e amor. Não é dentista porque não usa jaleco branco, mas ajuda a amolecer e ainda arranca dentinhos.

É o professor de Educação Infantil que explica milhões de vezes que não existe pastel de morango, e que o brinquedo do colega é o brinquedo do colega. É ele que dá o lanche na boca de cinco de uma vez, que enxuga as lágrimas no rostinho vermelho e suado quando cai no parquinho, que explica várias vezes que falar alto nos fará gastar todo o nosso potinho de voz e ficaremos iguais a letrinha H. É ele que responde milhões de porquês com cuidado para não os decepcioná-los com a resposta.

É quem ouve sorrindo aquelas frases ditas esperando atenção compartilhada com a concordância melhor colocada... buta meu desenho na parede, Tia ele me cuspô, Ela dizeu que não é mas minha amiga, Ele não ama mas mim não?

É quem ensina a pegar no lápis e a fazer os desenhos mais coloridos e mais sinceros, e se vê sempre presente neles. É quem que mesmo com dor o coração coloca-os no cantinho da reflexão para que aprenda a não machucar o coleguinha e a obedecer quando necessário .

É quem sofre todos os anos, quando aqueles rostinhos não estarão mais com você todos os dias , mas estarão pra sempre no coração. É aquele que se treme de orgulho quando vê sua turminha passada, concluindo sua primeira formatura.

É o que faz o conto de fadas parecerem-se mais reais, incorporando os personagens, enquanto eles olham pra você com olhos de curiosidade e deslumbramento

Ser professor de Educação Infantil é muito mais que isso, é ter certeza que dinheiro nenhum compensa tanto aprendizado, é saber que quando seus sonhos vão se transformando em pedaços ,existirá sempre uma criança que terá a magia de soldá-los em um segundo.

E são pra vocês, professores de E. Infantil, que eu dedico emocionada minhas palavras, sei que concordarão com as mesmas, vocês sim, sabem do que estou falando, sabe também que se não existe o maior dos diplomas, existe a maior das boas vontades, e que certo é o poeta do mundo quando já dizia:“ A arca de Noé foi construída por amadores, os profissionais construíram ao Titanic”.

E a você Gilberto Braga, que talvez jamais leia meu texto, lhes digo: Nós não criamos personagens, nós ensinamos a eles próprios a se descobrirem.

Professora com muito orgulho.

Renata Bitu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário