segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Por onde anda Eloísa Mafalda, a 'Manuela' de 'Mulheres de Areia'?


Mafalda Theoto nasceu em Jundiaí, interior de São Paulo, em 18 de setembro de 1924. Adotou o nome artístico de Eloísa Mafalda, sem "H", segundo ela para dar sorte.

Em 1940, os pais se separaram e o irmão Oliveira Neto foi ser locutor nas Rádios Tupi e Difusora de São Paulo. Mafalda foi ser costureira. Depois foi trabalhar como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas.

O início de sua vida artística aconteceu por acaso. O irmão Oliveira Neto foi para a Tupi-Tamoio, do Rio de Janeiro. Para trazer a irmã, fez com que ela se submetesse a um teste de rádio-teatro. Mafalda fez e foi aprovada. E ela já começou estrelando novelas de rádio. Depois foi para a Rádio Nacional e também para a TV Paulista, em São Paulo. Fazia São Paulo e Rio.

Fez grandes papéis, como a Kathy da peça: "O morro dos ventos uivantes". Fez "A cabana do Pai Tomás". De atriz dramática, que foi quando começou, foi para a comédia. Fez a "Praça da Alegria".

Depois veio a época da TV Globo e das novelas: "A grande mentira", "A próxima atração", "Hipertensão", "Bandeira 2", "O grito", "Saramandaia", "Gabriela". Participou da primeira versão de "A grande família", como Dona Nenê, seu personagem favorito. Fez também "Maria Machadão", em "Gabriela", "Por amor", "Meu bem-querer". Eloisa foi casada com Miguel Teixeira e tem dois filhos.

Suas últimas participações na TV foram na novela "O Beijo do Vampiro" e em um especial de Natal da Xuxa, em 2003.


Em 2008, atriz Eloísa Mafalda esteve no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) para gravar um comercial em prol da instituição. O contato com a família da atriz foi feito através do Telemarketing da instituição e, a partir daí, surgiu a idéia de ceder a imagem de Eloísa em prol da luta contra o câncer infanto-juvenil.

A gravação foi organizada e doada pela empresa Cenaset Produções, já parceira do Grendacc na produção de vídeos institucionais.

Com o lançamento da novela "Paraíso", em março de 2009, a filha da atriz conta que Eloísa Mafalda não lembra que fez a mãe da Santinha na primeira versão da novela "Paraíso" (personagem vivida agora por Cássia Kiss). Segundo sua filha, Mirian, contou ao jornal "Extra", a atriz de 85 anos vem perdendo a memória e sofreu um acidente recente ao levar um tombo e quebrar o fêmur.

"Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada", contou à publicação.

Eloísa Mafalda- cujo último trabalho foi na novela "O Beijo do Vampiro", de 2002 - e a filha vivem juntas em uma casa na serra de Petrópolis, no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário