quinta-feira, 1 de julho de 2010

Blog é coisa séria



Outro dia, conversando com uma respeitável senhora da sociedade cratense, ela comentava o fato de um blog local ter virado espaço desregrado, licencioso e indisciplinado para postagens explícitas libidinosas e libertinas de genitálias. E eu acrescentei: dá abrigo, também, para matérias contra crenças religiosas, o que é proibido pela Constituição.
O preâmbulo acima foi necessário para chamar a atenção para uma notícia divulgada ontem na Internet, segundo a qual o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral–TSE, decidiu multar em dez mil reais dirigentes do PSDB por causa de comentários de leitores veiculados no site do partido Gente que Mente (www.gentequemente.org.br). O relator concordou com a ação do Ministério Público Eleitoral segundo a qual os cinco comentários feitos numa matéria com críticas à Dilma Rousseff ferem a legislação eleitoral.
Daí porque é pura ingenuidade dizer que os blogs podem ser feitos sem censuras ou sem firulas. Ou que os colaboradores dos blogs podem postar o que quiserem, sem serem vigiados ou amordaçados.
Os blogs – os chamados diários da Internet – surgiram há cerca de cinco anos, numa evolução do que era usado apenas pela garotada para buscar relacionamentos ou expor sua intimidade. Em algumas nações ainda submetidas a ditaduras, os blogs transformaram-se numa trincheira da liberdade de expressão. Daí o medo que os ditadores têm dos blogs. Isso vem acontecendo em Cuba, na China e na Venezuela, dentre outros países onde a força das armas silencia a manifestação do pensamento.
Hoje os blogs viraram coisa séria. Os chamados “blogueiros” conquistaram espaço na mídia. Suas atividades são acompanhadas pela sociedade. Daí a exigência de responsabilidade e seriedade tanto para quem posta, como para quem faz comentários no blogs.
Texto de Armando Lopes Rafael

Copiado do Blog do Sanharol, esse texto é muito importante pra quem tem um blog ou gosta de tecer comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário