terça-feira, 6 de julho de 2010

“Cousa superior”



Hebreus 11:4-7,32-40

Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa. —Hebreus 11:39

Jó 32–33
Atos 14

Parece que Abel não se encaixa na primeira metade de Hebreus 11. Ele é o primeiro antepassado mencionado, mas a sua história não é como as de outros ali citados. Enoque foi para o céu sem passar pela morte. Noé salvou a humanidade. Abraão deu origem a um povo. Isaque foi um patriarca ilustre. José atingiu uma posição elevada no Egito. Moisés liderou o maior êxodo da história.

A fé que tinham foi recompensada, obviamente. Pela fé fizeram o que Deus pediu e Ele derramou bênçãos sobre eles. Viram as promessas de Deus, cumpridas diante de seus olhos.

Mas Abel? O segundo filho de Adão e Eva teve fé e o que recebeu por ela? Foi assassinado. Isso combina melhor com aqueles que foram mencionados nos versículos 35 a 38, que descobriram que confiar em Deus nem sempre leva à bênção imediata. Eles enfrentaram escárnios, prisões e foram serrados ao meio. Poderíamos dizer: Obrigado, mas não temos interesse. Todos nós preferiríamos ser o heroico Abraão ao invés de ser alguém “necessitado, afligido, maltratado” (Hebreus 11:37). Entretanto, no plano de Deus não há garantia de facilidades e fama mesmo para os que são dedicados.

Embora possamos experimentar algumas bênçãos nesta vida, pode ser que tenhamos que esperar até que chegue “cousa superior” (Hebreus 11:40) — o cumprimento das promessas de Deus na glória. Até lá, continuemos vivendo “pela fé.”

O que fazemos por Cristo agora será recompensado na eternidade.

6 de julho de 2010

Dave Branon


publicado no devocionário nosso andar diário 3º trimestre de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário