domingo, 1 de maio de 2011

Espinhos e Graça


Para impedir que eu me exaltasse [...], foi-me dado um espinho na carne. 2 Coríntios 12:7


Dificilmente encontraremos nos escritos de Paulo um texto como o
de hoje, tão carregado emocionalmente, no qual ele derrama o coração.
Era uma dor secreta, alguma coisa da qual ele não falava aos demais. Ele
mesmo desabafa depois: “Por causa da extravagância daquelas revelações e
para que eu não me orgulhasse, recebi de presente uma debilidade para
me manter em contato com minhas limitações. O anjo de Satanás fez o que
pôde para me manter lá embaixo, mas o que ele fez de fato foi que eu
caísse sobre meus joelhos” (Rm 12:7, 8, The Message).


Muitos comentários foram feitos na tentativa de identificar esse
espinho que impedia Paulo de ser mais eficiente no trabalho: se era um
defeito físico, a oposição que encontrava ao seu trabalho ou alguma
tentação espiritual. Ellen White comenta: “Paulo tinha uma aflição
corporal, sua visão não era boa. Ele pensou que através de sincera
oração a dificuldade pudesse ser removida. Mas o Senhor tinha Seu
propósito e disse para ele: ‘Não me fale mais sobre esse assunto. Minha
graça é suficiente. Ela o capacitará para enfrentar a enfermidade’”
(Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 6, p. 1107). Assim como os
pais respondem a um pedido insistente do filho: “Não peça mais. Já falei
para você. Agora, não!” Paulo teve que parar de orar a esse respeito.


Nas situações estressantes, quando temos que tomar uma decisão que
afetará o futuro e estamos com medo de errar, esta é uma rica promessa:
“Minha graça é suficiente” (2Co 12:9).


Na experiência religiosa ou em momentos devocionais, muitas
pessoas incorporam à sua vida orações e promessas que repetem cada dia.
“Minha graça é suficiente” é uma das respostas a essas orações e inclui
todos os recursos de Deus colocados à nossa disposição.


Para cada aspecto da nossa vida, em qualquer área em que nossa
resistência esteja sendo testada em seu ponto máximo, lembremo-nos de
que a graça de Deus é suficiente. E mesmo depois de ter tomado a
decisão, vendo que as coisas não estão saindo conforme desejamos,
confiemos nessa promessa.


Reinhold Niebuhr escreveu esta pequena oração, que ficou conhecida
como Oração da Serenidade: “Senhor, dá-me a serenidade de aceitar as
coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar aquelas que eu posso
mudar, e sabedoria para distinguir umas das outras.”

enviada por Fatinha Gregório via orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário